Movimento pela habitação acusa Câmara de Gondomar de não ter respostas sociais

| Porto
Porto Canal

O Movimento Porta a Porta – Casa para Todos acusa a Câmara Municipal de Gondomar de não ter respostas sociais para quem precisa de habitação digna no concelho. Após entregar uma carta à autarquia em que descreve as “dificuldades” e “condições anormais” em que se vive no país e no município, o grupo de cidadãos critica não existirem “respostas concretas”.

O movimento informal criado para criticar as políticas de habitação defende a fixação dos preços das rendas, a renovação dos atuais contratos de arrendamento, a revogação da lei que permite despejos, a mobilização do património público e das casas devolutas para habitação, bem como que as famílias não paguem mais do que 35% dos seus rendimentos líquidos por um crédito à habitação.

“Moro num anexo com a minha filha, sem canalização. A minha filha toma banho numa bacia”, conta ao Porto Canal Tamara Castro, de 27 anos e residente em Gondomar. “Não quero que a minha filha pense que, em 2023, tomar banho numa bacia com água aquecida no micro-ondas é uma coisa normal. Não é”.

Ao Porto Canal, o município de Gondomar não quis comentar a carta que recebeu.

+ notícias: Porto

No Porto, estudantes de Medicina querem discutir ajuda para encargos “não comparticipados mas obrigatórios”

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse esta segunda-feira a presidente.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.