Preço das casas cresceu mais de 50% em quatro anos no Grande Porto

Preço das casas cresceu mais de 50% em quatro anos no Grande Porto
| Porto
Porto Canal

O custo da habitação na Área Metropolitana do Porto está em crescimento acelerado. Desde o último trimestre de 2019, o valor mediano das vendas por m2 de alojamentos familiares nos últimos 12 meses cresceu 54%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística publicados esta semana.

O valor médio calculado pelo INE, na Área Metropolitana do Porto, passou de 1108 euros/m2, em 2019, para 1706 euros/m2, em 2023, o que representa um crescimento aproximado de 54%. O crescimento mais acentuado ocorreu em Vila Nova de Gaia, onde o preço passou de 1096 euros/m2 para 1739 euros/m2, subida superior a 58%. Na freguesia de Vilar de Andorinho, em particular, os preços da habitação quase duplicaram: de 761, em 2019, para 1420, em 2023.

Na cidade do Porto, o panorama não é diferente. Embora o valor médio se situe em 44,6% de crescimento, de 1856 euros/m2, em 2019, para 2684 euros/m2 em 2023, algumas freguesias apresentam valores mais expressivos. É o caso de Paranhos, onde o preço das casas aumentou 63% em quatro anos, Campanhã (56%), Centro Histórico (52%) e Ramalde (50%).

Com o pacote legislativo “Mais Habitação”, o governo promete implementar medidas no sentido de regular o mercado habitacional em Portugal.

+ notícias: Porto

No Porto, estudantes de Medicina querem discutir ajuda para encargos “não comparticipados mas obrigatórios”

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse esta segunda-feira a presidente.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.