Câmara da Maia reuniu com o Governo para colocar um ponto final no problema da VCI

| Norte
Catarina Cunha

Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira disse que “os municípios vizinhos não parecem estar particularmente preocupados”, quanto ao aumento do tráfego na Via de Cintura Interna (VCI). O Porto Canal questionou o Município da Maia, que defendeu por escrito que "o Dr. Rui Moreira não se estava a referir à Maia", visto que a cidade tem estado “empenhada na solução do problema” e na “correção de injustiças”, sobretudo no que toca à Circular Externa do Porto – vulgarmente conhecida como CREP.

A autarquia justifica que “tem estado na linha da frente” contra a decisão de colocação de pórticos na CREP, por causa das “consequências” que a medida representa “para a mobilidade da região”.

Como tal, no passado mês de julho, o Município esteve reunido em Lisboa com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, “para lhe solicitar que ordenasse a resolução do problema”. “O senhor ministro mostrou-se interessado” e “prometeu estudar” o caso, destaca.

Porto Canal

António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal do Porto

A autarquia conta também que o ministro revelou-se “preocupado com a perda de receita da IP (Infraestruturas de Portugal), o que não deixa de ser um sinal muito preocupante quanto à prioridade que a tutela atribui ao problema da VCI”.

A Câmara Municipal acrescenta ainda que a ideia de “construir circulares exteriores, portajá-las e continuar a permitir vias livre, em direção ao centro de grandes cidades é muito pouco inteligente” e, principalmente, “um enorme desperdício de recursos”.

Recorde-se que, no final do mês passado, o autarca de Gondomar, Marco Martins, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, comentou que também tem apresentado soluções para este ‘quebra-cabeças’.

 

Soluções para a mobilidade da Área Metropolitana do Porto

Por causa do ‘boom’ de trânsito na VCI, foi criado em 2021 um grupo de trabalho integrado pela Câmara Municipal do Porto, Matosinhos e Maia, e a IP, para encontrarem pontos de melhoria para aquela estrada.

A autarquia maiata recorda três das propostas apresentadas que, aliás, constam do relatório final e ainda permanecem na ‘gaveta’, por falta de resposta do Governo.

Relativamente à CREP, o concelho entende que “de forma a garantir a equidade territorial, deverá ser elaborado, com a celeridade possível, um estudo que avalie a remoção de pórticos entre a Autoestrada A28 e a Autoestrada A3, nomeadamente os pórticos localizados entre a Estrada Nacional 13 e a Estrada Nacional 14”.

Esta hipótese, “tem que fazer parte da solução para a VCI”, vinca o Município, completando que ao excluir a “remoção dos pórticos da A41, qualquer solução que venha a ser implementada será pífia e não resolverá o problema a contento dos interesses da mobilidade geral da região”.

O Município apresentou também “esquemas para a implementação de três novos nós de ligação à rede de alta prestação da Área Metropolitana do Porto: Ligação da A28 ao IC1, melhorando o acesso ao Centro de Logística de Cargas Aérea do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro; A41 ao IC24, potenciando uma melhor ligação à Área de Acolhimento Empresarial Maia II; A3 ao IP1, permitindo uma melhoria na acessibilidade das empresas e população em geral”. É ainda sugerida “a reformulação do nó da A3 com a estrada da Circunvalação”.

Reveja aqui a entrevista exclusiva de Rui Moreira ao Porto Canal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.