Advogado das famílias das vítimas do Meco vai requerer nulidade do inquérito

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (lusa) - O advogado das famílias das vítimas do Meco anunciou hoje que vai requerer a nulidade do inquérito arquivado pelo Ministério Público, contestando que o único sobrevivente da tragédia, João Gouveia, não tenha sido constituído arguido.

Vítor Parente Ribeiro revelou à Agência Lusa que foi notificado da decisão oficial do Ministério Público (MP) hoje de manhã pela Polícia Judiciária (PJ) no seu escritório de advocacia, em Lisboa, confirmando que a fundamentação sobre a ausência de qualquer indício de crime ocupa cerca de 100 folhas do despacho de arquivamento.

Entretanto, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa confirmou hoje o arquivamento do processo, indicando que da investigação não resultaram indícios da ocorrência de crime.

O advogado disse que vai analisar o despacho, mas que é certo que vai invocar a nulidade do inquérito/investigação, depois de o Ministério Público ter recusado constituir João Gouveia como arguido no processo.

Este requerimento a solicitar a nulidade do inquérito - disse - será endereçado ao juiz de instrução criminal de Sesimbra.

Vítor Parente Ribeiro salientou que este processo "está eivado de anormalidades" e que as famílias vão reunir-se consigo no domingo para estruturar as medidas a tomar.

A tragédia aconteceu em dezembro do ano passado, quando seis jovens foram arrastados por uma onda na praia do Meco, Sesimbra, tendo havido apenas um sobrevivente, João Gouveia.

O caso foi, quase de imediato, ligado a rituais de praxes, já que todos os jovens pertenciam à Comissão Oficial de Praxes Académicas da Lusófona (COPA).

Em fevereiro, os pais dos seis jovens que morreram anunciaram que iam interpor uma "queixa-crime contra o sobrevivente, João Gouveia", e pediram à PGR que os ajudasse "a descobrir a verdade".

FC //GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.