Metade das obras na Linha do Norte entre Espinho e Gaia estão concluídas

Metade das obras na Linha do Norte entre Espinho e Gaia estão concluídas
| Norte
Porto Canal/Agências

Metade das obras nas estações e apeadeiros da Linha do Norte entre Espinho e Gaia já estão concluídas, no âmbito da renovação da via cujo final está previsto para o primeiro semestre de 2024, segundo a Infraestruturas de Portugal.

Num ponto de situação feito à Lusa, a Infraestruturas de Portugal (IP) refere que "o âmbito principal da intervenção, a renovação integral da via-férrea, encontra-se praticamente concluída", existindo também intervenções de melhoria nas estações e apeadeiros, bem como supressões de passagens de nível.

Quanto às obras em estações e apeadeiros, "estão concluídas ou em fase de conclusão o alteamento/alargamento de plataformas de passageiros na estação da Granja e dos apeadeiros de Aguda, Miramar e Francelos".

Ainda em execução estão os trabalhos "de alteamento/alargamento de plataformas na estação de Gaia-Devesas e nos apeadeiros de Madalena, Valadares e Coimbrões", adiantou fonte oficial da IP. 

Quanto às supressões de passagens de nível, segundo a IP, atualmente já foram "concluídas ou estão em fase de conclusão" três passagens superiores de peões, duas passagens inferiores de peões e três para automóveis ligeiros.

Por concluir e em curso estão três passagens inferiores rodoviárias para todo o trânsito, três passagens inferiores para ligeiros, três passagens inferiores para peões e uma superior para peões.

Relativamente ao estudo de novas soluções de passagem nas localidades de Aguda e Granja, em Gaia, criticadas pelos moradores, a IP disse à Lusa que "o estudo de viabilidade consistirá numa análise técnica para a identificação das várias soluções e quantificação das intervenções a realizar na envolvente da infraestrutura para desnivelamento, que permita a passagem de peões" na estação da Granja no apeadeiro da Aguda.

"A contratação do estudo será inserida no concurso público que a IP irá lançar", tendo anteriormente a IP respondido ao deputado Firmino Pereira (PSD) em abril que lançaria o procedimento até final deste ano.

Já o mirante ferroviário da Madalena "já foi desmontado" e "a sua remontagem será promovida pela Câmara Municipal de Gaia".

"Os trabalhos têm previsão atual de conclusão para o decorrer do 1.º semestre de 2024", pode ainda ler-se na resposta da IP.

A conclusão total da intervenção chegou a estar prevista para este ano, mas a empreitada "sofreu vários impactos com relevância no prazo, decorrentes dos constrangimentos que se vêm registando no mercado da construção, designadamente, quanto à disponibilidade e prazo de fornecimento de materiais e às dificuldades sentidas pelos empreiteiros e subempreiteiros na contratação de meios humanos e de equipamentos".

A intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia, realizada ao abrigo do programa Ferrovia 2020, está orçamentada em 55,3 milhões de euros e iniciou-se em julho de 2020.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.