Pelo menos 95 casas serão afetadas com construção da linha de alta velocidade entre Porto e Aveiro 

Pelo menos 95 casas serão afetadas com construção da linha de alta velocidade entre Porto e Aveiro 
Porto Canal
| Norte
Porto Canal

A construção da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai afetar pelo menos 95 casas nos primeiros 71 quilómetros da linha ferroviária, entre Campanhã, no Porto, e Oiã, em Aveiro, avança o jornal Público esta quinta-feira tendo em conta o parece favorável condicionado emitido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De acordo com o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) apresentado pela Infraestruturas de Portugal (IP) que esteve em consulta pública entre maio e junho deste ano, o primeiro lote da linha de alta velocidade estava divido em quatro trechos. No entanto, escreve o Público, a comissão de avaliação apenas aceitou as propostas da IP para os trechos um, três e quatro.

O trecho dois, entre Oliveira de Azeméis e Espinho, foi alterado de forma a evitar afetar mais casas. A primeira proposta iria afetar 42 casas e a solução escolhida pela APA afeta 34 casas.

Sendo assim, acrescentado as 18 casas que irão ser afetadas entre Oiã e Oliveira de Azeméis, no trecho um, às 43 casas que serão afetadas entre Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, e a estação de Campanhã, no Porto, no trecho quatro, somam-se as tais 95 casas.

É provável que este número sofra alterações, visto que o trecho três não tem para já contabilizado o número de casas afetadas, acrescenta o jornal Público.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.