Ministro francês descarta ataque ao avião da Air Argélia no Mali e admite que ninguém sobreviveu

Ministro francês descarta ataque ao avião da Air Argélia no Mali e admite que ninguém sobreviveu
| Mundo
Porto Canal

O ministro francês dos transportes admitiu hoje estar "fora de questão" que haja sobreviventes da queda do avião da Air Argélia no Mali, rejeitando que o aparelho possa ter sido abatido a partir do solo.

"Considerando o estado do avião (destruído) é muito pouco provável, e até está fora de questão, que haja alguns sobreviventes", admitiu Frederic Cuvillier a uma televisão francesa.

"Excluímos à partida a possibilidade de ter havido um ataque a partir do solo", acrescentou, referindo-se às especulações sobre o eventual papel dos rebeldes no norte do Mali na queda do aparelho.

O ministro indicou que as forças militares francesas estavam a dirigir-se para o local onde o acidente aconteceu.

O voo AH5017 da Air Argélia, que se despenhou no Mali numa viagem da capital do Burkina Faso para Argel, levava 116 pessoas a bordo, 51 das quais de nacionalidade francesa.

O aparelho, ao serviço da espanhola Swiftair, desapareceu dos radares esta quinta-feira ao princípio da madrugada em Lisboa e os destroços foram encontrados por dois caças franceses a cerca de 70 quilómetros de Gao, uma cidade no nordeste do Mali, segundo a televisão francesa TF1.

Naquela altura verificavam-se várias tempestades na zona percorrida pela rota do avião.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.