Porto e Gaia não são casos únicos. As Câmaras do Norte do país na mira da Justiça

| Norte
Porto Canal

Nos últimos tempos, as autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia não foram as únicas a serem alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária. Ao longo deste ano, investigações semelhantes ocorreram em outras Câmaras do Norte do país.

2023 ainda vai a meio, mas a lista de autarquias e autarcas abraços com a justiça, já é longa e composta por diferentes cores políticas.

Esta terça-feira a Câmara do Porto e de Vila Nova de Gaia juntaram-se à listagem. Mas, não é preciso rebobinar muito a cassete… para encontrar mais autarquias envolvidas em grandes processos de investigação.

Ainda esta semana, o presidente e o vice-presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho e José Carlos Silva, respetivamente, foram suspensos e impedidos de contactar com a autarquia, na sequência de uma investigação de crimes de abuso de poder, prevaricação, denegação de justiça e violação das regras urbanísticas na Câmara. O processo também envolve três funcionários municipais.

No mês de março, a Câmara Municipal de Mogadouro também foi alvo de buscas. O Ministério Público acusou os antigos presidente, vice-presidente e vereadora, Francisco Guimarães, Evaristo Neves e Joana Silva, de prevaricação e violação das regras da contratação pública.

Logo no arranque do ano, o presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, foi detido no âmbito da operação Vórtex, por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências. Até ao momento, o político permanece em prisão preventiva, naquela que foi uma decisão tomada pelo Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

 

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.