Gaia diz que buscas estão ligadas ao Urbanismo e resultam de uma denúncia anónima

Gaia diz que buscas estão ligadas ao Urbanismo e resultam de uma denúncia anónima
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Vila Nova de Gaia adiantou esta terça-feira que as buscas da Policia Judiciária (PJ) na autarquia, que decorrem desde o início da manhã, estão “basicamente ligadas” aos serviços de urbanismo e que terão origem numa denuncia anónima.

"Hoje estivemos, desde o início da manhã, a fornecer elementos solicitados por uma investigação no âmbito de um processo que já se tornou público, que decorre alegadamente de uma denúncia anónima e visa aspetos basicamente ligados a dossiers dos serviços municipais do urbanismo", lê-se num comunicado enviado à Lusa por aquela autarquia do distrito do Porto.

A Polícia Judiciária está a realizar desde o início da manhã buscas nas autarquias de Gaia e do Porto, das quais resultaram a detenção do vice-presidente do município gaiense, Patrocínio Azevedo, e de mais seis pessoas, sendo que abrangem projetos imobiliários de 300 milhões de euros.

A Operação Babel "centra-se na viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico em favor de promotores associados a projetos de elevada densidade e magnitude, estando em causa interesses imobiliários na ordem dos 300 milhões de euros, mediante a oferta e aceitação de contrapartidas de cariz pecuniário”, explicou a PJ, em comunicado.

A autarquia de Gaia garantiu ainda que “como é evidente, todos os elementos foram fornecidos” [à PJ] e que o presidente da câmara municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, “deu indicação expressa aos serviços para a cedência de todos os elementos necessários às averiguações legais”.

Segundo aquela autarquia, “as questões ficaram devidamente documentadas, mantendo-se os serviços em disponibilidade total para colaborar com a Justiça e com a investigação”.

Além do vice-presidente da autarquia de Gaia, foram detidos funcionários autárquicos e empresários ligados ao ramo imobiliário. Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação de medidas de coação.

Em comunicado ao final da manhã, a a Câmara Municipal do Porto garantiu que as buscas da PJ nos serviços municipais do urbanismo não visam o município, mas empresas privadas com processos urbanísticos ali a tramitar.

Além disso, a autarquia confirmou que, neste momento, a PJ está a analisar dois telemóveis, sem avançar a quem pertencem. Anteriormente, fonte da Câmara do Porto confirmou terem sido apreendidos os telemóveis do vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e de uma chefe de divisão do Urbanismo.

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.