Ministério Público não recebeu queixas de particulares lesados no BES

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 jul (lusa) - A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu hoje que o departamento que investiga os factos relacionados com o universo Espírito Santo tem mantido contactos com as entidades reguladoras, não tendo recebido "denúncias de particulares que se considerem lesados".

"O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) vem mantendo contactos com as entidades reguladoras [Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e Banco de Portugal], não tendo, até ao momento, recebido quaisquer denúncias de particulares que se considerem lesados", refere uma nota do gabinete de imprensa da Procuradoria.

Este esclarecimento surgiu depois de notícias relativas à intervenção do Ministério Público na investigação sobre negócios que envolvem o universo [grupo e o banco] do Espírito Santo.

Na mesma nota, reitera-se que o Ministério Público acompanha a situação, coligindo, desde a primeira hora, todos os elementos que têm vindo a público e analisando a eventual relavância dos mesmos" e que os "inquéritos em curso" relacionados com esta matéria são "anteriores às notícias das últimas semanas".

A PGR assegura que o Ministério Público tem efetuado "todas as diligências que se mostram pertinentes à descoberta da verdade e que não deixará de continuar a fazê-lo".

O novo presidente executivo do Banco Espírito Santo, Vítor Bento, que substituiu Ricardo Salgado, disse na segunda-feira, que a prioridade no banco é "reconquistar a confiança dos mercados" e pôr fim à especulação.

O Banco de Portugal já veio várias vezes a público garantir a solidez financeira do BES, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também já tranquilizou os depositantes do banco.

FC/CC // CC.

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.