Terceiro dia de buscas por norte-americano acaba sem resultado em Vila do Bispo

Terceiro dia de buscas por norte-americano acaba sem resultado em Vila do Bispo
| País
Porto Canal / Agências

O terceiro dia de buscas pelo cidadão norte-americano que desapareceu na sexta-feira, após mergulhar de uma arriba, em Vila do Bispo, chegou ao fim sem resultados, disse o capitão do porto de Lagos às 19h50.

Durante o dia, uma equipa de mergulhadores da Polícia Marítima tentou, por três vezes, procurar o jovem desaparecido, de 27 anos, junto à falésia, mas as condições do mar impediram sempre os submarinistas de fazerem uma verificação debaixo de água, contou o comandante Pedro da Palma à agência Lusa.

A mesma fonte precisou que foram também realizadas buscas por mar, com o Navio da Marinha Portuguesa (NRP) Sagitário e com uma embarcação da estação salva-vidas de Lagos, e por terra, com elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros de Vila do Bispo, nas praias do Zavial e do Barranco, em Vila do Bispo, no distrito de Faro, mas a vítima não foi localizada.

“Tentámos realizar três mergulhos, mas foram todos interrompidos por questões de segurança, porque o mar está ainda muito agitado”, justificou o capitão do porto de Lagos, frisando que, nos dois primeiros dias, as buscas contaram também com o apoio de um meio aéreo, que este domingo não integrou o dispositivo.

Pedro da Palma adiantou que, na segunda-feira, quando forem retomadas as buscas após o nascer do sol, “vai-se voltar a tentar realizar um mergulho”, porque “já foram feitas nos últimos três dias buscas por ar, por mar e por terra e o único plano que ainda não foi verificado é o subaquático”.

O capitão do porto de Lagos salientou que a rebentação do mar tem sido intensa na zona de falésia onde o jovem saltou para a água e “a vítima pode estar presa em alguma furna ou gruta” submersa.

“Só com mergulho se poderá verificar esta possibilidade, mas para isso é necessário ter condições de mar favoráveis”, observou, referindo que se pode também dar a hipótese de o mar a ter arrastado a vítima e mais tarde acabar por dar à costa.

As buscas tinham sido este domingo retomadas, pelo terceiro dia, cerca das 07h30, com um dispositivo composto por cerca de 30 operacionais, entre elementos da Marinha, da Polícia Marítima, do Instituto de Socorros a Náufragos, da Proteção Civil e dos Bombeiros de Vila do Bispo.

O alerta para o desaparecimento foi recebido cerca das 20h00 de sexta-feira pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro e ainda decorreram buscas durante parte da noite, até serem interrompidas por falta de condições de visibilidade no local, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) na sexta-feira à noite.

"O homem encontrava-se a caminhar, acompanhado por uma pessoa, junto de uma arriba entre a praia do Barranco e a praia da Ingrina, quando terá alegadamente mergulhado para o mar, tendo acabado por desaparecer", referiu então a AMN.

Após o incidente, o Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima prestou apoio à pessoa que acompanhava a vítima, salientou a AMN.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.