Movida do Porto com alterações mas autarquia quer “ir mais além”

Movida do Porto com alterações mas autarquia quer “ir mais além”
| Norte
Maria Abrantes

Executivo da Câmara do Porto vota, esta segunda-feira (19 de dezembro), a submissão do novo regulamento da movida à Assembleia Municipal, com aumento de perímetros e novas regras.

O novo regulamento da movida do Porto foi alvo de consulta pública e a votação para submeter o documento à Assembleia Municipal acontece já esta segunda-feira pelo Executivo Camarário, numa reunião à porta fechada.

O que vai mudar?

Em primeira instância, trata-se do alargamento do perímetro considerado como movida e da redução do horário de encerramento de estabelecimentos comerciais, em algumas artérias da cidade.
Em grande parte, diz a autarquia, devido “à realidade pós-pandemia de covid-19 e às profundas alterações que as dinâmicas da vida noturna da cidade sofreram”.

O documento cria três grandes zonas, do ponto de vista de centro da cidade, sendo elas: zona de contenção, zona protegida e núcleo da movida. O objetivo é fazer com que zonas onde o impacto é muito grande tenham um tratamento diferente de zonas de menor impacto, procurando mitigar o aspeto fundamental das queixas: o ruído e o consumo de álcool na via pública.

Uma das novidades na chamada zona de contenção é o encerramento dos estabelecimentos às 21h00, para evitar o fenómeno botellón.

O que não muda é o horário de venda de bebidas alcoólicas na via pública, sendo proibida entre as 21h00 e as 7h00.

Porto Canal

E o que diz a Autarquia sobre a matéria?

Para Ricardo Valente, vereador da Câmara do Porto, “o regulamento da movida procura fazer o equilíbrio entre as diferentes vivências da baixa do Porto, que é propriedade da cidade. (…) Procura criar regras que façam com que aquilo que é o direito ao descanso seja equilibrado com o que é o direito a vivermos a cidade.”

O regulamento resulta de um extenso processo participativo, com mais de 50 participações, com o objetivo de melhor organizar o centro da cidade. Ainda assim, acrescenta Ricardo Valente, “na nossa perspetiva não é suficiente, porque o consumo na via publica é permitido”.

Já o autarca da cidade, Rui Moreira, prefere tratar o tema, fazendo alusão a um jogo de futebol.

“A cidade é um ponto de conflito. Eu prefiro dizer que é um ponto competitivo, em que há aqui duas equipas, que têm de conviver: uma são os moradores, que têm o seu direito ao descanso e querem tranquilidade. Os outros são aqueles que pretendem usufruir da cidade. Os atores no meio disto tudo são os comerciantes, bares, discotecas, etc. e nós, no fundo, somos o árbitro. Aquilo que nós procuramos com estes regulamentos é criar um modelo de poder mostrar o cartão amarelo e o cartão vermelho. Só que há algumas infrações, que nós consideramos infrações, que não estão regulamentadas por lei, como o consumo de álcool na via pública. Infelizmente a legislação portuguesa não dá competência aos municípios para multar o consumo na via pública (…) e nós temos de ter os instrumentos para poder mostrar o cartão amarelo ou cartão vermelho. (…) Nós gostaríamos muito de poder ir mais além”, confessa Rui Moreira que, apesar de reiterar o número insuficiente de policiamento na cidade do Porto, reconhece que nada poderá fazer relativamente a esta matéria, a não ser regulamentar horários mais restritos e zonas mais controladas na movida da cidade.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.