Multa nos EUA mancha “mais uma vez imagem” da TAP, critica Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil

Multa nos EUA mancha “mais uma vez imagem” da TAP, critica Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil
| País
Porto Canal

Ricardo Penarróias, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, reagiu ao Porto Canal, na manhã desta terça-feira, relativamente aos reembolsos e à multa que a companhia aérea portuguesa terá de pagar a passageiros por viagens canceladas nos EUA. Em primeiro lugar, além do impacto financeiro que este valor vai ter nos cofres da empresa, Ricardo Penarróias alertou que esta situação vai manchar “mais uma vez a imagem da companhia”.

Em segundo lugar, o presidente do sindicato não se mostrou surpreendido com o pagamento deste valor. “Tem que ser pago, não há volta a dar”, frisou o sindicato.

Relativamente aos cancelamentos previstos nesta fase, o sindicato referiu que “advém da uniformização do espaço aéreo europeu”.

No início do mês de novembro, a companhia aérea portuguesa informou ter de reajustar o plano de inverno, implicando o cancelamento de, em média, sete voos por dia, já a partir desta terça-feira e até 31 de dezembro.

O presidente do sindicato questionou o “timing desta mudança”, visto que deveria ter sido feita “numa altura com menor tráfego aéreo e não nesta fase do pico das datas festivas”.

Outras cidades europeias fizeram esta “uniformização” em alturas com menos tráfego. Em Lisboa já ocorreu desde setembro. “A partir de meados de novembro irá ocorrer em Marselha” e tudo isto “vai ter impacto nesses reajustes e possíveis cancelamentos”.

Ricardo Penarróias esclareceu que, desta vez, a TAP emitiu um comunicado onde “teve o cuidado de dizer que os cancelamentos advinham destes reajustes e atualização do sistema” e, por isso, “parte dos cancelamentos” não são provocados pela companhia aérea.

O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, mostrou a sua “satisfação” quando percebeu que “a companhia aérea não tenha utilizado a bandeira de licenças para o fator dos cancelamentos”.

O sindicato acrescentou que a empresa deve reencaminhar antecipadamente os passageiros para outros voos para que o transtorno seja o menos possível. “É importante que tenham essas alterações programadas”, salientou Ricardo Penarróias.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.