Notícia Porto Canal. TAP recorre a voos externos para colmatar falhas nas escalas

Notícia Porto Canal. TAP recorre a voos externos para colmatar falhas nas escalas
| País
Porto Canal

A TAP vai cancelar 360 voos nos dias 8 e 9 de dezembro, datas da greve de tripulantes de cabine, afetando cerca de 50.000 passageiros e uma perda de oito milhões de euros em receitas.

Também no início do mês de novembro, a TAP anunciou uma alteração do plano de inverno. Essa alteração implica o cancelamento, em média, de sete voos por dia entre o dia 15 de novembro e até 31 de dezembro.

Esta medida, explicou a companhia, foi provocada pela conjugação de vários constrangimentos, sendo eles a mudança para o sistema de navegação Top Sky em Lisboa, a migração do sistema de controlo aéreo em Marselha, o absentismo previsto para o período de Natal e fim do ano.

No entanto, tal como o Porto Canal avançou em primeira mão na Noite Informativa desta quinta-feira, para colmatar esta falha nas escalas, a companhia de bandeira está a preparar-se para contratar dois aviões externos, um A320 e um A330, no período de 10 a 17 de dezembro.

Fazendo contas, se os dois aviões voarem 10 horas por dia em sete dias, a TAP vai gastar mais de meio milhão de euros. Este valor somar-se-á às perdas já anunciadas de oito milhões pelo cancelamento de centenas de ligações aéreas. Este serviço externo incluiu avião, seguro, manutenção e tripulação que, poderá chegar a um valor, nesta época, de quatro mil euros por hora.

O Porto Canal tentou obter esclarecimentos junto da companhia, mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta.

A companhia aérea de bandeira recomendou aos passageiros com viagens para 8 e 9 de dezembro para remarcar os voos, devido ao pré-aviso de greve apresentado pelos tripulantes de cabine da companhia.

 

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.