Primeiro ministro apresenta medidas para apoiar famílias

| País
Porto Canal

António Costa apresentou esta segunda-feira oito medidas para apoiar de imediato o rendimento das famílias portuguesas.

O pacote aprovado em Conselho de Ministros tem como objetivo responder ao aumento do custo de vida provocado pela aceleração da inflação em Portugal.

A primeira medida anunciada passa pelo pagamento extraordinário de 125 euros a cada "cidadão não pensionista com rendimento até 2.700 euros"

Os pensionistas receberão um "suplemento extraordinário, equivalente a meio mês de pensão".

Será também atribuído um abono de 50 euros por criança/jovem universal para todos os dependentes até aos 24 anos.

De salientar que estes três apoios serão pagos uma única vez em Outubro.

O primeiro-ministro garantiu ainda que foi decidido "limitar a 2% a atualização máxima do valor das rendas das habitações e das rendas comerciais para o próximo ano". Uma solução que, como explicou, "será compensada através da redução do IRS e do IRC dos senhorios".

António Costa informou também que o "Governo decidiu ainda congelar todos os aumentos de preços dos passes de transportes públicos e dos bilhetes da CP durante 2023", assegurando também a "devida compensação a esta empresa e às autoridades de transporte".

Plano do governo para fazer face à subida dos preços atingirá assim os 4000 milhões de euros, dos quais 1600 milhões correspondem a medidas implementadas no primeiro semestre deste ano.

Este conjunto de apoios será explicado mais detalhadamente na terça-feira, pelas 9h30, numa outra conferência de imprensa protagonizada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, em conjunto com a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.