Oposição acusa Câmara de Braga de "subserviência" no processo de fecho de escolas

Oposição acusa Câmara de Braga de "subserviência" no processo de fecho de escolas
| Norte
Porto Canal

A oposição acusa o executivo da Câmara Municipal de Braga de "subserviência" ao Governo e de "nada fazer" para evitar o encerramento da escola de Vilaça avisando que a "inércia" da autarquia "vai custar muito" à população.

Hoje, na habitual conferência de impressa após a reunião do executivo, o PS anunciou que avançará com uma Ação Popular para evitar o encerramento da Escola de Vilaça, que "até ultrapassa" o número de alunos exigido para se manter em funcionamento e o líder da CDU, Carlos Almeida, apontou "falta de coragem" ao presidente da autarquia, Ricardo Rio (coligação PSD/CDS/PPM).

Em resposta, Rio explicou que esta é uma "matéria política" e que por isso não deve ser discutida no campo judicial e anunciou que a autarquia enviará uma carta ao primeiro-ministro e ao ministro da Educação a explicar os motivos pelos quais a escola de Vilaça não deve ser encerrada.

"Esta atitude da maioria [de não recurso aos tribunais para evitar o encerramento da Escola de Vilaça] revela subserviência ao Governo e falta de coragem por parte do presidente da Câmara", acusou Carlos Almeida.

Para este vereador, "a câmara não está a fazer tudo o que podia fazer para evitar esta situação" alegando que "mandar uma carta não chega".

Também o PS aponta o dedo à maioria de direita no executivo a quem acusa de "não pugnar" pelos interesses da população.

"Em abril já se tinha informação sobre o encerramento das escolas e podia-se ter agilizado formas para isso não acontecer. A câmara nada fez e esta falta de proatividade vai custar muito à população", avisou o líder socialista, Hugo Pires.

Por isso, disse, "o PS vai avançar com uma Ação Popular para travar o encerramento da Escola de Vilaça", que atingiu o número mínimo de alunos para se manter em funcionamento ao ter 22 crianças inscritas para o próximo ano letivo, número atingido em junho.

Em resposta, Ricardo Rio negou "inércia" por parte da câmara.

"Não compete à autarquia arranjar alunos para as escolas", disse, explicando que "o que a câmara fez foi informar as partes" para que estas podem agir.

Quanto ao recurso às vias judiciais, Rio deixou justificou com a separação de águas.

"É uma matéria do foro político e deve-se manter no foro político. A decisão justa ou injusta será sempre do Governo", apontou.

JYCR // MSP

+ notícias: Norte

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Homem atropelado na A7

Um homem com cerca de 45 anos de idade foi atropelado, na tarde desta segunda-feira, na A7, no sentido Guimarães-Famalicão, apurou o Porto Canal.

IMI das barragens. Movimento de Miranda exorta novo Governo a liquidar os impostos

O Movimento da Terra Miranda exortou esta segunda-feira o Governo a liquidar os impostos devidos pelo negócio das barragens, alertando para o perigo de caducidade do IMI de 2020 e de 100 milhões de euros de Imposto de Selo.