Presidente da Câmara diz que fecho de escolas em Vagos cumpre carta escolar

| País
Porto Canal / Agências

Vagos, 25 jun (Lusa) - O encerramento de cinco escolas do ensino básico no concelho de Vagos cumpre a Carta Escolar e já estava programado desde 2006, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara, Silvério Regalado.

De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Educação, no concelho de Vagos, encerram no próximo ano letivo as escolas básicas de Covão do Lobo, Fonte do Angeão, Ponte de Vagos, Santa Catarina, e da Vagueira.

"Esta é a conclusão lógica para um processo iniciado em 2006, com a aprovação da Carta Escolar e trata-se de encerramentos já então programados", esclareceu o autarca.

Segundo Silvério Regalado, na Carta Escolar estava prevista a construção de cinco novos centros educativos, para todo o Concelho, que levariam ao encerramento de todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico e pré-primárias do Concelho.

"No mandato anterior a Autarquia avançou com a construção de dois desses centros escolares, obras que recentemente terminaram. Inclusivamente uma dessas obras, o Centro Escolar da Gafanha da Boa Hora, está entre os 11 finalistas, na categoria de arquitetura, do Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD), um dos mais importantes prémios ibéricos de arquitetura", afirmou.

"Esperamos que esse grande investimento do Município, cofinanciado por Fundos Comunitários, se traduza numa melhor qualidade do Ensino e das condições físicas acessíveis a funcionários, professores e alunos", concluiu o autarca.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.