Seguro obtém dois terços na aprovação da proposta de regulamento das primárias

Seguro obtém dois terços na aprovação da proposta de regulamento das primárias
| Política
Porto Canal

A proposta de regulamento de eleições primárias apresentada pelo secretário-geral do PS, António José Seguro, foi hoje aprovada por maioria de dois terços em votação final global ao fim de cinco horas de reunião da Comissão Política.

Segundo fonte oficial do PS, a proposta de regulamento do secretário-geral obteve 48 votos a favor, 23 contra e uma abstenção.

Na especialidade, por proposta da direção, foi aprovado um artigo que estabelece a data de 12 de setembro para o encerramento dos cadernos eleitorais, realizando-se o ato eleitoral a 28 de setembro.

Neste ponto, os apoiantes de António Costa propuseram em alternativa a data de 05 de setembro, mas obtiveram apenas 26 votos, contra 57 da corrente que apoia António José Seguro.

Na reunião da Comissão Política do PS, que foi marcada por um ambiente de tensão entre os apoiantes de Seguro e de Costa, foi ainda rejeitada a proposta do presidente da Câmara de Lisboa no sentido de as eleições primárias terem uma comissão de fiscalização - órgão que, se fosse aprovado, seria presidido pelo ex-comissário europeu António Vitorino.

Rejeitada esta proposta de António Costa, o papel de fiscalização, sobretudo no respeitante a casos que possam ser considerados omissos em relação ao regulamento agora aprovado, será decidido pela Comissão Nacional de Jurisdição do PS.

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".