Pepe admite que deixou Portugal em "situação complicada" ante a Alemanha no Mundial2014

Pepe admite que deixou Portugal em "situação complicada" ante a Alemanha no Mundial2014
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

O defesa Pepe reconheceu hoje que deixou "os companheiros numa situação complicada" ao ser expulso frente à Alemanha, mas lembrou que "ainda existe esperança" no apuramento de Portugal para os oitavos de final no Mundial2014 de futebol.

"Ainda existe uma esperança e vamos tentar agarrá-la para passar à segunda fase do Mundial", assinalou Pepe, em conferência de imprensa no Estádio Nacional, em Brasília, palco do encontro de quinta-feira com o Gana, da terceira e última jornada do Grupo G da fase final.

Pepe defendeu que a FIFA não considerou agressão a sua cabeçada no avançado alemão Thomas Müller, justificando essa tese com o facto de ter sido suspenso por apenas um jogo, mas admitiu que deixou a equipa lusa numa "situação complicada e logo num jogo tão importante", do qual Portugal saiu goleado por 4-0.

O central Ricardo Costa substituiu o habitual titular no encontro de domingo, com os Estados Unidos (2-2), e cotou-se mesmo como um dos melhores jogadores da equipa das "quinas", mas Pepe manifestou-se preparado para regressar ao eixo da defesa no decisivo embate com a seleção africana.

"Vou treinar para me preparar para estar no jogo de amanhã [quinta-feira]. Caso esteja, vou dar o meu melhor para ajudar Portugal, como sempre fiz. Sei que na seleção há jogadores com qualidade, que podem jogar bem como o Ricardo Costa fez com os Estados Unidos", notou.

O defesa-central, de 31 anos, reconheceu que a seleção lusa está em posição muito delicada na corrida por um lugar na segunda fase do torneio, mas recusou-se a atirar a toalha ao tapete: "Acredito que é possível. Sabemos que é difícil, mas temos de lutar e é isso que vamos fazer até ao fim com as armas que temos".

Para conquistar o apuramento para os oitavos de final, Portugal precisa não só de golear a seleção africana, como de esperar que o resultado do outro jogo do Grupo G, entre a líder Alemanha e os Estados Unidos, segundos colocados, não se salde por uma igualdade.

"Sabemos quais as nossas capacidades e sabemos que não deveríamos estar nesta situação com os jogadores que temos", reconheceu o jogador do Real Madrid, a quem "não passa pela cabeça" que a seleção alemã e norte-americana protagonizem um empate de conveniência, pois é preciso "respeitar a magia do futebol".

Pepe quer apenas "honrar a camisola de Portugal", ganhar ao Gana e "depois ver que se passou" no outro jogo do grupo, garantindo que ainda não está disposto a despedir-se da seleção de um país que lhe "deu tudo" e perante o qual se sente "em dívida".

"Não vou abdicar da seleção e `mandar carta' como alguns jogadores já fizeram. Quando o presidente ou o treinador entenderem sairei de cabeça erguida", disse.

O primeiro encontro entre as seleções de futebol de Portugal e do Gana realiza-se na quinta-feira, no Estádio Nacional, em Brasília, com início às 13:00 (17:00 em Lisboa) e será dirigido pelo árbitro do Bahrain Nawaf Shukralla.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.