Região do Tâmega e Sousa alerta que emigração acelera encerramento de escolas

| Norte
Porto Canal / Agências

Castelo de Paiva, 24 jun (Lusa) - O presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, alertou hoje que a emigração dos últimos anos, a partir do território, está a acelerar o encerramento de escolas provocado pela falta de alunos.

"Está a sair muita população ativa, muitos jovens, o que diminuiu a natalidade e o número de crianças em vários concelhos", assinalou o autarca de Castelo de Paiva.

As declarações de Gonçalo Rocha ocorrem a propósito do encerramento, no próximo ano letivo, de 40 escolas na região do Tâmega e Sousa, na sequência da reorganização do parque escolar determinada pelo Ministério da Educação.

Apontando o seu concelho como um dos que está a ser afetado pelo fenómeno da emigração, Gonçalo Rocha explicou que a diminuição da população jovem e de crianças, sobretudo nos concelhos mais rurais, torna muito difícil justificar a manutenção de algumas escolas com um número de crianças cada vez menor.

Para Gonçalo Rocha, nenhum presidente de câmara gosta de encerrar escolas, mas sublinhou que a gestão dos municípios determina decisões nesse sentido, sobretudo nos estabelecimentos que têm menos alunos.

Para o autarca, a emigração e a diminuição da natalidade, mesmo entre a população que se mantém no território, associada às dificuldades económicas das famílias, acabam por fragilizar um dos fatores mais competitivos do território do Tâmega e Sousa.

O presidente da câmara recorda que, apesar dos problemas, a região ainda é das mais jovens do país.

Ainda sobre o encerramento de dezenas de escolas, nos vários concelhos, que tem ocorrido ao longo dos últimos anos, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa defende que, na maioria dos casos, o processo tem sido articulado entre os governos e os municípios.

A construção de centros escolares, representando um avultado investimento das câmaras e da administração central, traduziu-se, segundo o autarca, num grande salto qualitativo em termos de infraestruturas de educação na região.

De acordo com dados do Ministério da Educação, 40 escolas do Tâmega e Sousa vão encerrar no próximo ano letivo, a maioria em Baião, Cinfães e Amarante, segundo a lista divulgada na segunda-feira pelo Ministério da Educação.

A reorganização da rede escolar naquele território, que compreende concelhos dos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viseu, afeta 11 municípios.

O segundo concelho do distrito do Porto com maior número de encerramentos (cinco) é Amarante. Duas escolas encerrarão em Travanca, transitando os alunos para o novo centro escolar da localidade. Os outros encerramentos no concelho vão ocorrer em escolas de Jazente (Fornos), Padronelo e Vila Seca (Gondar), com os alunos a serem transferidos para a sede do concelho.

No caso de Cinfães (Viseu), onde vão encerrar nove escolas, os alunos serão transferidos para o centro escolar General Serpa Pinto, na sede do concelho, e para o estabelecimento de ensino de Souselo.

A reorganização da rede escolar prevê ainda três encerramentos em Paços de Ferreira, dois em Lousada, dois em Penafiel e um nos concelhos de Felgueiras, Marco de Canaveses e Paredes, no distrito do Porto, e também um estabelecimento de ensino em Celorico de Basto, no distrito de Braga.

O Ministério da Educação e Ciência anunciou no sábado que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.

O distrito de Viseu é aquele onde se vão encerrar mais escolas do 1.º ciclo do ensino básico já no próximo ano letivo, concretamente 57, seguindo-se Aveiro e Porto, com 49 e 41, de acordo com a lista de encerramentos divulgada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

APM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.