Ricardo Salgado proposto para liderar novo conselho estratégico do BES

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jun (Lusa) - O atual presidente do BES, Ricardo Salgado, que deverá ser substituído na liderança da instituição por Amílcar Morais Pires, deverá vir a presidir um novo órgão do banco, o conselho estratégico, que contará também com José Maria Ricciardi, entre outros.

Esta é uma das propostas que o maior acionista do Banco Espírito Santo (BES), o Espírito Santo Financial Group (ESFG), que conta com 25,1% do capital social, vai submeter à aprovação dos acionistas numa assembleia-geral extraordinária agendada para 31 de julho.

Na reunião magna será decidida uma alteração dos estatutos do BES, "de modo a criar um novo órgão estatutário, denominado conselho estratégico, destinado a assistir o conselho de administração na definição da estratégia societária", lê-se num comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A ESFG propõe que, para o novo órgão, sejam eleitos Ricardo Salgado, como presidente, José Manuel Espírito Santo Silva, José Maria Ricciardi, Ricardo Abecassis e Pedro Mosqueiro do Amaral. Todos estes responsáveis integram atualmente o conselho de administração do BES e vão manter-se em funções até à data da assembleia geral.

A 'holding' para a área financeira do Grupo Espírito Santo (GES) propõe também aos acionistas a eleição para o conselho estratégico de Patrick Monteiro de Barros, "ao qual poderão acrescer outros membros que venham a ser propostos por acionistas de referência", segundo o comunicado disponibilizado no supervisor do mercado.

Mais, a ESFG propõe a designação de Isabel Bernardino e Ana Rita Barosa para desempenharem cargos de administradoras executivas.

Ainda assim, a maior mudança prende-se ao nível da comissão executiva, que deixará de ser liderada pelo histórico Ricardo Salgado e passará, caso os acionistas deem luz verde à proposta da ESFG, a ser comandada por Amílcar Morais Pires.

DN // VC

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.