Paulo Mota Pinto renuncia aos seus cargos políticos se presidir à administração do BES

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jun (Lusa) - O ex-vice-presidente do PSD Paulo Mota Pinto afirmou hoje à agência Lusa que renunciará ao mandato de deputado e à presidência do Conselho de Fiscalização das "secretas", caso assuma a presidência do Conselho de Administração do BES.

"Confirmo que aceitei integrar, como presidente do Conselho de Administração, a lista para os órgãos sociais do BES - Banco Espirito Santo, que será votada na próxima Assembleia Geral. Trata-se naturalmente de uma proposta sujeita à decisão dos acionistas", declarou o antigo juiz do Tribunal Constitucional, atual deputado do PSD.

Na sua declaração à agência Lusa, Paulo Mota Pinto acrescentou: "Caso seja eleito, quando iniciar essas funções [no BES], cessarei de imediato o exercício das funções públicas que venho exercendo".

"Esta decisão foi tomada esperando poder contribuir para o modelo de governo, estabilidade e sucesso de um banco que é, como todos reconhecem, uma das mais importantes instituições financeiras do nosso país", adiantou.

Segundo vários órgãos de comunicação social, a Espírito Santo Financial Group propôs Amílcar Morais Pires para presidente executivo do BES e Paulo Mota Pinto para presidente do Conselho de Administração.

Paulo Mota Pinto foi vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD durante a liderança de Manuela Ferreira Leite e assume atualmente a presidência da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus.

Filho do antigo líder social-democrata e vice-primeiro-ministro Carlos Alberto da Mota Pinto, o provável futuro presidente do Conselho de Administração do BES preside ao Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

Os pareceres emitidos pelo Conselho de Fiscalização do SIRP estiveram hoje na origem da aprovação em plenário, em votação final global, com votos favoráveis do PSD, PS e CDS, dos diplomas para a revisão da lei-quadro e da lei orgânica dos serviços de informações.

PMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".