Murdoch e grupo Abu Dhabi negoceiam compra do Financial Times -- Imprensa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kuala Lumpur, 28 jun (Lusa) - O magnata dos media Rupert Murdoch e o grupo estatal Abu Dhabi estão em negociações para adquirir o grupo Financial Times por cerca de 1,2 mil milhões de dólares (920 mil euros), noticia hoje a revista malaia The Edge Review.

A The Edge Review, uma publicação digital sobre política e economia com sede na Malásia, disse que as negociações progridem há mais de um mês com a britânica Pearson, atual proprietária do grupo do Financial Times, e que poderiam ficar concluídas na próxima semana.

A concretizar-se o negócio, Murdoch adicionaria o título do Financial Times assim como 50 % da revista The Economist ao seu vasto império, que inclui o Wall Street Journal, o Dow Jones, e outros serviços de informação financeira.

Citando fontes próximas do processo, a Edge Review adianta que o Abu Dhabi Media Group, controlado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, deverá adquirir o controlo de cerca de 75 % do grupo Financial Times, e Murdoch os restantes 25 % da nova entidade.

O magnata teria ainda a intenção de comprar outros 25 % numa data posterior, segundo uma fonte da The Edge Review.

De acordo com a informação, citada pela AFP, estão a ser acertados os detalhes do financiamento, assim como a estrutura acionista da nova empresa que será a dona do grupo FT.

Esta semana, o jornal britânico de Rupert Murdoch anunciou a mudança de nome de News Internacional para News UK, numa tentativa de reconstruir a marca após o escândalo das escutas clandestinas.

O grupo cindiu-se em dois, reunindo agora os títulos da imprensa - The Wall Street Journal, The Sun, The Times, e The New York Post - sob o nome de News Corp, e uma nova entidade, designada 21st Century Fox, que reúne os estúdios de Hollywood 20th Century Fox e o canal de televisão Fox.

FV (TZM/MSF) // DM.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.