Advogado diz que condenação causa revolta e repúdio em Afonso Dias

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) - O advogado de Afonso Dias considerou hoje que a manutenção da condenação pelo Supremo Tribunal de Justiça "representa" para o seu cliente "um sentimento de profundo repúdio e de revolta, por ir cumprir uma pena por factos que não praticou".

"Para ele [Afonso Dias] representa um sentimento de profundo repúdio, de revolta, por ir cumprir uma pena por factos que não praticou", disse Paulo Gomes numa reação à agência Lusa à decisão de hoje do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de manter a condenação de Afonso Dias e fixar a pena em três anos de prisão efetiva pelo crime de rapto de Rui Pedro, uma criança de 11 anos desaparecida a 04 de março de 1998, em Lousada.

"Presumo que seja isso [crime de rapto], mas não tenho a certeza porque a informação que nós temos é que a pena ficou fixada em três anos de prisão, mas não diz por que crime é que é, mas calculo que seja isso, porque caso contrário acho que a moldura penal seria inferior", acrescentou.

Sobre se vai recorrer do acórdão para o Tribunal Constitucional, Paulo Gomes disse que ainda não pode garantir que o faça até porque necessita de analisar primeiro os fundamentos da decisão, admitindo, no entanto, a possibilidade de o fazer.

"No momento em que recorremos da decisão do Tribunal da Relação do Porto para o Supremo Tribunal de Justiça alegámos no nosso recurso algumas violações da Constituição que, a manterem-se, serão passíveis de recurso para o Tribunal Comnstitucional", frisou.

Afonso Dias fora absolvido, em primeira instância, do crime de desaparecimento de Rui Pedro, mas o Tribunal da Relação do Porto condenou-o a três anos e seis meses de prisão pelo crime de rapto do jovem de 11 anos, desaparecido em março de 1998, em Lousada.

Afonso Dias recorreu depois para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) por se considerar inocente e hoje este tribunal superior decidiu manter a condenação por rapto agravado e fixar a pena em três anos de cadeia.

CP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.