Lobo Xavier afirma: "se PS recupera Sócrates é altura de eu voltar à política activa"

Lobo Xavier afirma: "se PS recupera Sócrates é altura de eu voltar à política activa"
| Política
Porto Canal

O antigo líder parlamentar do CDS-PP, António Lobo Xavier, afirmou hoje que, se o PS entende que é altura de "recuperar a figura do engenheiro Sócrates", então será também altura para o seu regresso à política ativa.

"Se realmente o PS acha que esta é altura de recuperar a figura do engenheiro Sócrates, então essa é a altura de também eu voltar à política ativa", afirmou António Lobo Xavier, num almoço da candidatura PSD/CDS-PP às eleições europeias, em Penafiel.

O advogado, gestor e comentador político referiu que teve a iniciativa de pedir para estar presente na campanha da Aliança Portugal e apontou a entrada do ex-primeiro-ministro na campanha do PS como razão que o fez sair de casa: "Confesso a minha reação espontânea quando se falou no engenheiro Sócrates a descer o Chiado abraçado a António José Seguro e a António Costa".

Depois de ressalvar que não considera que o ex-secretário-geral do PS, José Sócrates, seja "o único responsável pela crise portuguesa", António Lobo Xavier afirmou: "O que me preocupou e o que me fez sair de casa e estar aqui é que não se pode jogar com a falta de memória das pessoas. Eu não estou disponível para jogar com a falta de memória das pessoas e a distração das pessoas".

"Para mim, o engenheiro Sócrates não é apenas a pessoa que apostou a solvabilidade do país à espera de um milagre que nunca aconteceu em sucessivos planos de austeridade que nunca deram resultado. É também o seu estilo como político, como governante, o modo como usou o Estado, o modo como se ligou às empresas, as companhias de que se rodeou, a sua indiferença perante os meios", acrescentou.

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.