Governo do Japão expressa "elevada preocupação" com situação da Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 20 mai (Lusa) - O ministro porta-voz do Governo japonês disse hoje que Tóquio está "seriamente preocupado" com os acontecimentos na Tailândia, horas depois de ter sido declarada a lei marcial.

"Temos sérias preocupações em relação à situação na Tailândia", disse o ministro porta-voz japonês, Yoshihide Suga, recomendando a todas as partes envolvidas para "a agirem de forma contida e sem recurso à violência".

"Esperamos verdadeiramente que as diferenças entre as partes envolvidas sejam resolvidas pacificamente através do processo democrático", acrescentou.

O Japão é um dos maiores investidores da Tailândia, com várias fábricas instaladas no país.

O fabricante automóvel Nissan disse à AFP, em Tóquio, que a empresa estava "a avaliar a situação".

Suga acrescentou que o Governo do Japão estava a desenvolver esforços para garantir a segurança dos cidadãos japoneses na Tailândia.

O exército tailandês declarou hoje lei marcial no país, com a ressalva de não se tratar de um golpe de Estado, depois de meses de protestos contra o governo, que causaram 28 mortos e centenas de feridos.

O comandante do exército tailandês, que hoje proclamou a lei marcial, decretou a censura dos meios de comunicação, no interesse da "segurança nacional", segundo uma declaração transmitida em todas as estações de televisão e rádio.

FAR// FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.