UE condena rapto de estudantes e atentados na Nigéria

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 12 mai (Lusa) -- A União Europeia (UE) condenou hoje o rapto de mais de 200 raparigas numa escola do estado de Borno, na Nigéria, por radicais islamitas e os recentes ataques terroristas no Norte do país.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que hoje se reuniram em Bruxelas, condenaram, em comunicado, "a morte indiscriminada de centenas de civis e o rapto de mais de 200 alunas no estado de Borno".

"Estes atos atentam contra os direitos humanos e a dignidade", consideraram os ministros, que exigem "a libertação imediata e incondicional das estudantes e que os responsáveis respondam perante a justiça".

A UE ofereceu ainda ajuda à Nigéria para lidar com os raptores e combater o terrorismo e apoiou a intenção do Conselho de Segurança da ONU de adotar medidas contra o grupo islamita Boko Haram, que reivindicou a autoria dos raptos.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.