Parvalorem e Parups multadas em 35.000 euros por saída ilegal das obras de Miró em 2013

Parvalorem e Parups multadas em 35.000 euros por saída ilegal das obras de Miró em 2013
| País
Porto Canal

As empresas Parvalorem e Parups, detentoras da coleção de arte Miró, foram notificadas para pagar as coimas pela saída ilegal das obras em 2013, revelou fonte da Direção-Geral do Património, valor que segundo as empresas ronda os 35.000 euros.

O valor indicado pela Parvalorem e pela Parups fica bastante abaixo do mínimo definido por lei para estes casos, que vai de 100 mil a 500 mil euros, segundo disse em março, no parlamento, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

De acordo com fonte das duas empresas, cada uma foi notificada a pagar uma coima de 17.457,92 euros.

Contactada pela Lusa sobre a situação do processo de contraordenação, o gabinete de comunicação da Direção-Geral do Património Cultural (DGCP) indicou que as empresas "foram notificadas para pagar uma coima por terem pedido autorização de saída das obras fora do prazo legal".

De acordo com a Lei de Bases do Património Cultural, qualquer expedição de obras de arte, independentemente de estarem ou não classificadas, exige a comunicação à autoridade competente até 30 dias antes da saída.

"Esta coima refere-se à saída das obras no final de 2013. O pedido feito já este ano para a saída das obras em abril cumpriu os prazos legais", indicou a mesma fonte da DGPC, entidade a quem compete avaliar estes casos, que se escusou a indicar o valor da multa.

A Parvalorem e a Parups são sociedades anónimas de capitais públicos criadas em 2010 pelo Estado para gerir os ativos e recuperar créditos do ex-Banco Português de Negócios (BPN).

Entre os ativos do BPN estava a coleção de 85 obras do artista catalão Joan Miró (1893-1983) que o Estado decidiu vender e a Christie´s foi contratada para leiloar as peças em Londres.

A venda da coleção esteve inicialmente marcada para fevereiro, mas acabou por ser cancelada pela Christie´s, que não considerou a venda legalmente segura, depois de o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL) ter apontado ilegalidades na saída das peças de Portugal.

Os dados do processo na DGPC indicam que a autorização de saída tinha sido pedida já depois de as obras terem deixado o país.

Contactado pela Lusa, o presidente da Parvalorem e da Parups, Francisco Nogueira Leite, confirmou ter sido notificado da multa: "Fomos de facto notificados e naturalmente remetemos esse assunto para os nossos advogados, que estão em contacto com o advogados da Christie´s para adotarem uma decisão em tempo útil.

"Como é sabido, a nossa posição é a mesma desde sempre e decorre do facto de estas responsabilidades contratuais não nos serem imputáveis", acrescentou, indicando que esta questão é da responsabilidade da leiloeira, a quem caberá decidir pelo pagamento ou a contestação desta multa.

Contactado pela Lusa sobre a diferença entre os valores previstos por lei e a multa recebida pelas empresas, o gabinete do secretário de Estado respondeu que é competência da DGPC tratar da contraordenação "bem como a sua decisão final, cabendo-lhe encontrar o valor da coima que se mostrar mais adequado".

"No apuramento desse valor são tidos em conta diversos parâmetros que resultam dos factos apurados e da resposta da entidade responsável, tal como o grau da ilicitude do ato praticado, os seus efeitos para o património, a culpa do agente, entre outros", justifica.

Quanto aos montantes das coimas referidos pela Parvalorem e pela Parups, segundo a secretaria de Estado da Cultura, "correspondem a valores que são passíveis de ser aplicados dentro das situações previstas na lei".

Apesar da empresa ter recebido em abril deste ano o aval da DGPC para a saída das obras, no final desse mês, o TACL decretou uma medida provisória para impedir a saída da coleção do país, após o Ministério Público ter interposto uma terceira providência cautelar sobre este caso, e a Parvalorem e a Parups pediram também o levantamento da decisão ao tribunal.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.