BPN/Miró: Parvalorem vai pedir levantamento da medida decretada pelo tribunal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 abr (Lusa) - O presidente da Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, revelou hoje à agência Lusa que a empresa vai pedir o levantamento da medida provisória decretada pelo tribunal que impede a saída da coleção Miró do país.

Na quinta-feira , o Ministério Público (MP) anunciou que tinha interposto uma terceira providência cautelar no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL), para impedir a venda das obras de Miró, e que esta tinha sido aceite.

Na nota à imprensa divulgada nesse dia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmava que tinha pedido "o decretamento provisório dessa providência cautelar, com o objetivo de evitar a amplamente noticiada saída das obras do país até ao final do mês de abril", e que "a medida provisória foi decretada pelo tribunal". Francisco Nogueira Leite disse hoje à Lusa que a empresa ainda não foi notificada pelo tribunal, mas assim que isso acontecer, vai pedir o seu levantamento".

"Vamos fazer isso, tanto mais que soubemos que no próprio dia em que deu entrada esta terceira providência cautelar no tribunal, o MP tinha pedido as mesmas medidas preventivas no âmbito da segunda providência cautelar, ainda em curso, e foram liminarmente rejeitadas", afirmou.

São duas decisões contraditórias do tribunal sobre a mesma matéria", conclui o presidente da Parvalorem.

Francisco Nogueira Leite revelou ainda à Lusa que já recebeu a autorização de saída da coleção que tinha sido pedida à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade a quem compete avaliar estes casos.

"Temos essa autorização de saída das obras de Miró passada pela DGPC, que não encontrou nenhum impedimento", disse ainda o responsável, afirmando-se, também por isso, surpreendido com o surgimento de novas ações judiciais por parte do MP".

AG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.