BCE não prevê cenário de deflação na zona euro - Constâncio

| Economia
Porto Canal / Agências

Atenas, 01 abr (Lusa) - O Banco Central Europeu não prevê um cenário de deflação na zona euro, apesar de se registar uma taxa de inflação baixa, afirmou hoje em Atenas o vice-presidente do BCE, Vitor Constâncio.

A inflação homóloga na zona euro baixou para 0,5% em março, segundo uma estimativa do Eurostat divulgada na segunda-feira.

"Não vemos perspetivas de deflação", afirmou Constâncio em conferência de imprensa, após uma reunião de ministros europeus das Finanças na capital grega.

Mas, a zona euro "pode ter mergulhado numa fase de inflação baixa, o que pesa na recuperação económica a médio prazo" e "é motivo de preocupação", acrescentou.

Os dados divulgados na segunda-feira evidenciam um abrandamento da inflação de 0,7% em fevereiro para 0,5% em março, o nível mais baixo desde a crise financeira de 2008-2009.

Segundo Constâncio, que falava dois dias antes de uma reunião do BCE, essa tendência poderá inverter-se em abril.

"Esperamos que os números baixos da inflação em março possam sejam corrigidos em abril", afirmou.

"A recuperação económica vai fazer subir a inflação, incluindo em Espanha", disse Constâncio numa alusão ao facto de, neste país, os preços terem caído em março, o que acontece pela primeira vez desde outubro de 2009.

O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou na semana passada que o BCE fará o que for necessário para manter a estabilidade dos preços e está preparado para adotar medidas suplementares se a inflação se mantiver baixa, mas considerou que o risco de deflação é "limitado".

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.