Estudo diz que houve mais 11.736 mortes do que o esperado em 10 meses de pandemia

Estudo diz que houve mais 11.736 mortes do que o esperado em 10 meses de pandemia
| País
Porto Canal com Lusa

Nos primeiros 10 meses da pandemia da covid-19 morreram mais 11.736 pessoas em Portugal do que seria esperado nesse período, um "excesso de mortalidade de 13,6%", anunciou hoje a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Entre 16 de março de 2020, quando foi notificada a primeira morte por covid-19, e 31 de dezembro, "registaram-se mais 11.736 óbitos devido a causas naturais do que aqueles que seriam de esperar, com base na mortalidade média dos últimos cinco anos", revelam os investigadores do barómetro covid-19 da ENSP da Universidade Nova de Lisboa.

Segundo o mesmo estudo, dessas 11.736 mortes, 59% (6.906) deveram-se à covid-19, enquanto que 41% (4.830) resultaram de causas naturais, a que os investigadores chamam de "mortalidade colateral".

A mortalidade colateral foi calculada através da diferença entre o número de mortes registadas por dia em 2020 e a média de óbitos para esse mesmo dia nos últimos cinco anos, excluindo os óbitos por covid-19 para esse mesmo dia.

Em 2020 registaram-se cerca de 123 mil mortes no país, mais 10 mil do que em 2018, ano em que se registaram mais óbitos nos últimos cinco anos, um aumento que o estudo atribui ao "impacto direto e indireto da pandemia".

"A existência de mortalidade colateral identificada neste estudo pode ter várias explicações", admite o barómetro, que aponta como possíveis causas o menor acesso ou procura de consultas de acompanhamento de doenças crónicas, o menor volume de exames complementares de diagnóstico e a tardia procura de cuidados de saúde urgentes, especialmente durante a primeira vaga da pandemia.

O estudo indica ainda que a mortalidade colateral foi maior em julho e setembro, mas diminuiu ao longo de 2020, "possivelmente devido aos esforços do Serviço Nacional de Saúde para recuperar o nível do atendimento aos utentes não covid-19".

Em dezembro, mês em que não se registou um excesso de mortalidade em relação a anos anteriores, verificou-se um "registo extremamente baixo de óbitos atribuídos à gripe", refere o estudo, que considera ser possível que muitos "destes óbitos esperados por gripe tenham sido este ano atribuídos à covid-19".

A ENSP salienta que, entre 02 de março e 31 de dezembro, a covid-19 apresentou uma letalidade de 1,7% em Portugal, mais baixa do que a verificada na Europa (2,3%) e no mundo (2,2%).

"Esta letalidade aparece como próxima à da gripe espanhola, no ano de 1918, em que se estimou uma letalidade mundial acima dos 2,5%", considera o ENSP, ao salientar que a covid-19 "exerce uma forte pressão sobre os recursos humanos e técnicos dos sistemas de saúde".

"Como é impossível aumentar a oferta destes recursos de forma proporcional ao crescimento da procura, doentes com outras patologias acabam por ver adiadas, por vezes 'sine die´, as suas consultas, exames, internamentos e cirurgias programadas. É razoável deduzir que o atraso ou falta desses cuidados possa ter tido impacto na saúde e sobrevivência desses doentes", sublinham os investigadores.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.