Covid-19: Última semana foi a mais mortal nos lares das Misericórdias com 136 óbitos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 jan 2021 (Lusa) -- Mais de 130 idosos morreram nos últimos sete dias nos lares das Misericórdias por causa de covid-19, segundo a União das Misericórdias Portuguesas, tendo sido a semana em que morreram mais residentes desde o início da pandemia.

Segundo o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, desde dia 01 de janeiro, sexta-feira, até hoje morreram 134 pessoas por covid-19 nas estruturas residenciais para idosos das Santas Casas da Misericórdia do país.

"Foi a semana em que morreu mais gente, mas foi também a semana em que fizemos mais testes", adiantou o responsável, acrescentando que foram realizados 16.892 testes ao novo coronavírus entre os utentes e funcionários dos lares.

Nestes sete dias, há também a registar cerca de 13.500 casos ativos, entre funcionários e idosos, sendo que, de acordo com o responsável, a proporcionalidade é de 60% de casos entre os idosos e 40% entre trabalhadores, já que há a registar 5.100 casos ativos entre funcionários.

O presidente da UMP sublinhou, no entanto, que a maioria das pessoas idosas, "mais de 90%", está assintomática.

Manuel Lemos adiantou ainda que o número de mortes a registar, desde fevereiro de 2020, é de 775, um número que representará cerca de 10% do total de óbitos.

Na opinião do responsável, trata-se de um número "normal baixo", tendo em conta que não há registo de gripes, apesar de continuar a ser "um número que preocupa em absoluto".

"Olhando para a tragédia global, os nossos números são muito honrosos, cuidamos bem das nossas pessoas", apontou Manuel Lemos.

No domingo passado, dia 03 de janeiro, Manuel Lemos tinha assinalado um crescendo de casos de covid-19 em funcionários dos lares de idosos, pedindo cuidados redobrados.

Diversos surtos foram registados após o Natal em lares de idosos, como no da Santa Casa da Misericórdia de Meda, que atingiu 65 utentes e 26 funcionários.

Portugal regista hoje 118 mortos relacionados com a covid-19 e 10.176 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este é o maior aumento diário de mortos e de infeção desde o início da pandemia, em março de 2020, ultrapassando os máximos de 98 óbitos e de 10.027 casos registados em dezembro.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.590 mortes e 466.709 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 98.938, mais 5.578 do que na quinta-feira.

SV (JGJ/CC) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.