Eurogrupo felicita Portugal mas adverte que esforços devem continuar

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 05 mai (Lusa) - O Eurogrupo, reunido em Bruxelas, felicitou hoje Portugal pela conclusão bem sucedida do programa de ajustamento e manifestou o seu apoio à opção pela "saída limpa", mas deixou também vários alertas sobre os desafios que subsistem.

Na declaração adotada pelo fórum de ministros das Finanças da zona euro, o Eurogrupo destaca o compromisso reafirmado pelas autoridades portuguesas de manter a consolidação das finanças públicas e as reformas no médio prazo, de modo a dar resposta às vulnerabilidades subsistentes.

Nesse sentido, indica a declaração, é necessária uma "política orçamental prudente", em áreas como as reformas dos salários do setor público e das pensões, de modo a assegurar a efetiva correção do défice excessivo já no próximo ano e manter a dívida em curva descendente.

Apontando que é necessário prosseguir os esforços no sentido de um financiamento privado adequado da economia, o Eurogrupo insta também as autoridades a manterem os seus esforços de implementação de reformas estruturais, que permitam uma maior capacidade à economia portuguesa de criar postos de trabalho e crescimento, enfrentando "rigidezes" ainda existentes, incluindo no mercado de trabalho.

"O Eurogrupo vai continuar a apoiar a continuação do processo de reformas em Portugal", também no quadro da vigilância pós-programa, apontam os ministros das Finanças da zona euro, que reiteram a importância de um apoio alargado, no país, a uma agenda de reformas.

A declaração adotada pelo Eurogrupo reflete na prática as ideias que o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem, já deixara à entrada para a reunião, ao início da tarde, quando defendeu que Portugal "tomou a decisão certa ao optar" por uma saída sem programa cautelar, mas advertiu que continuam a existir obrigações e que "não se pode gastar dinheiro que não se tem".

ACC/ATF// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.