EDP ameaçou cortar electricidade nos edifícios da Câmara de Aveiro

EDP ameaçou cortar electricidade nos edifícios da Câmara de Aveiro
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), disse que a EDP ameaçou recentemente cortar o fornecimento de energia nos edifícios municipais, porque a autarquia deixou de pagar as prestações para liquidar uma dívida de 1,1 milhões de euros.

A informação foi avançada por Ribau Esteves durante a última sessão da Assembleia Municipal, na noite de quinta-feira, para ilustrar o "gravíssimo" problema financeiro da autarquia, que tem 140 milhões de euros de dívidas e apenas 44 milhões de euros de receitas.

"Estamos num estado muito mau, porque nem sequer cumprimos as nossas obrigações financeiras com a EDP", disse o autarca.

Para evitar o corte no fornecimento de energia, Ribau Esteves negociou com a elétrica portuguesa a reestruturação do plano de pagamentos que tinha sido acordado pelo seu antecessor, com a primeira prestação a ser paga no próximo mês de maio.

Segundo Ribau Esteves, a Câmara de Aveiro gasta, atualmente, cerca de 300 mil euros por mês com a iluminação pública e o consumo energético nos edifícios municipais.

Ainda durante a Assembleia Municipal, o autarca admitiu que não vai conseguir apresentar a estratégia de reestruturação financeira nos primeiros seis meses do mandato, que se completam na próxima semana, responsabilizando o Governo por isso.

"Era nossa perspetiva acabar este semestre já com uma visão clara sobre a estratégia para a reestruturação financeira, mas não o podemos fazer porque o Governo ainda não apresentou sequer a primeira versão do Fundo de Apoio Municipal", disse Ribau Esteves.

Apesar disso, o autarca mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado nos primeiros seis meses do mandato, salientando que foram alcançados praticamente todos os objetivos definidos.

"Estamos a aparelhar bem o navio para chegarmos ao porto que definimos ao final de quatro anos", afirmou Ribau Esteves, garantindo que os próximos seis meses vão ser "muito mais realizadores".

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.