Hoteleiros congratulam-se com abolição da taxa turística em Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 10 abr (Lusa) - A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) congratulou-se hoje com a decisão da Câmara de Aveiro de abolir a taxa turística sobre as dormidas.

Desde maio de 2013 que, por decisão do anterior executivo liderado por Élio Maia, em Aveiro era aplicada a taxa turística de um euro por cada noite passada nos empreendimentos e estabelecimentos de alojamento local do concelho.

Em comunicado, aquela associação do setor elogia o atual presidente da Câmara, Ribau Esteves, que "cumpre assim uma promessa eleitoral, tendo apenas bastado seis meses para que assumisse integralmente o que prometeu à população, aos empresários, e aos turistas".

"Após apelos e argumentos da AHRESP, o presidente de Câmara, consciente da complexidade da situação vivida na região e de um setor já fragilizado pela queda da procura e o aumento do IVA, decidiu acabar com esta famigerada medida", diz o comunicado.

A Associação lembra que a própria Associação Europeia de Hotéis, Restaurantes e Cafés (HOTREC), da qual a AHRESP é membro, opôs-se à introdução de taxas "municipais" de turismo local, especialmente as taxas de alojamento local, advogando que "estes impostos são penalizadores para os turistas e podem prejudicar seriamente a economia local e as empresas".

"A Hotelaria deve mobilizar todas as suas forças para sobreviver à grave crise económica e financeira e as autoridades devem adotar políticas favoráveis, em vez de sobrecarregarem ainda mais, uma indústria tão importante, como esta, para a economia", sublinha.

Aquela associação reitera a importância da decisão agora tomada, "louvando o Presidente Ribau Esteves e a Câmara Municipal de Aveiro pelos esforços desenvolvidos, pelo sentido de responsabilidade e pela inegável disponibilidade que tem tido para trabalhar com a Associação numa solução que conciliasse os interesses deste setor, vital para economia local, com os da autarquia".

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

A28 cortada em Matosinhos na noite de 31 de maio para 1 de junho

A autoestrada 28 (A28) vai estar cortada ao trânsito na noite de 31 de maio para 1 de junho, em Matosinhos, avançou a Infraestruturas de Portugal (IP), ao Porto Canal.

Senhor de Matosinhos. A romaria centenária que traz um “pacote” de boa disposição

É na barraquinha da Conferência de São Vicente de Paulo, em plena romaria do Senhor de Matosinhos, que um grupo de amigas tenta a sorte na roleta da quermesse. Um euro a cada uma e a animação fica garantida, para o grupo que cumpre a tradição de visitar a festa centenária da cidade.

Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população

Por questões de segurança, a Câmara de Valongo avançou com a demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. A obra, contestada pela população, avançou devido aos problemas estruturais graves na fachada do edifício, que implicava riscos de segurança. No lugar daquele edifício vai nascer a Oficina Municipal das Artes e fonte da autarquia garantiu ao Porto Canal que a fachada histórica do edificado vai ser preservada.