Passos assegura que Governo está disponível para discutir aumento do salário mínimo nacional já este ano

Passos assegura que Governo está disponível para discutir aumento do salário mínimo nacional já este ano
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro disse hoje que o Governo está disponível para fazer concessões na Concertação Social, admitindo levar para cima da mesa a discussão da melhoria do salário mínimo nacional e a revisão das condições da negociação coletiva.

"Digo hoje perante o país que o Governo está disponível para aprofundar o esforço de concertação (...) de modo a trazer para cima da mesa a discussão da melhoria do salário mínimo nacional e a revisão do que tem a ver com as condições da negociação coletiva", disse Pedro Passos Coelho durante a sua intervenção no encerramento do 13.º Congresso Nacional dos Trabalhadores Social Democratas, em Albufeira.

O primeiro-ministro disse que o Governo "está disponível para fazer concessões", acrescentando que aguarda também que a mesma disponibilidade seja manifestada pelos parceiros sociais.

"Precisamos de mostrar uma grande abertura para esse diálogo, na medida em que isso só reforça as condições de confiança da nossa recuperação enquanto país e, portanto, beneficiamos todos", indicou.

Segundo Pedro Passos Coelho, o Governo não pode abdicar de alguma negociação que já foi feita, "nomeadamente a propósito de portarias de extensão, admitindo que há algum trabalho a fazer a esse nível".

"Iremos mediar essa negociação entre os parceiros na Concertação Social. Teremos toda a abertura para poder dizer aos portugueses, aos nossos credores e àqueles que possam investir em Portugal no futuro, que somos capazes sem segundos programas e condicionalidades impostas pelo exterior, ceder alguma coisa para darmos um horizonte de estabilidade no médio prazo que nos permita atrair mais confiança e investimentos", concluiu Passos Coelho.

+ notícias: Política

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.