Covid-19: Centro "Mensagem de Fátima" doa 100 mil euros à ULS da Guarda para ventiladores

| País
Porto Canal com Lusa

Pinhel, Guarda, 24 abr 2020 (Lusa) - A direção do Centro Social Paroquial "Mensagem de Fátima" de Pínzio, no concelho de Pinhel, aprovou por unanimidade a atribuição de 100 mil euros para a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda adquirir cinco ventiladores.

O presidente da direção, padre António Carlos Gonçalves, disse hoje à agência Lusa que a deliberação foi tomada no dia 23 de março e de "imediato transmitida" a Isabel Coelho, presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda.

Os membros dos órgãos sociais do Centro Social Paroquial "Mensagem de Fátima" de Pínzio aprovaram a oferta dos 100 mil euros "por unanimidade, via SMS", e decidiram que a quantia seria entregue à ULS da Guarda "quando chegassem os ventiladores", o que ainda não se verificou, indicou o responsável.

Quanto aos motivos do donativo, explicou que "foram de ordem espiritual e de solidariedade sem qualquer contrapartida, isto é, 'viver o Evangelho servindo a pessoa e a sociedade'".

"Se, eventualmente, não for necessário adquirir ventiladores, nós mantemos a nossa doação institucional, porque quando fazemos uma dádiva para salvar vidas, não estamos a olhar se é este ou aquele objeto que é o mais ou o menos necessário. Na altura, foi o mais oportuno, porque era aquilo que se estava a precisar", referiu o dirigente.

O Centro Social Paroquial "Mensagem de Fátima" de Pínzio apoia 40 idosos, estando 36 em Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) e quatro em Centro de Dia (beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário).

Já depois da data da deliberação da direção daquela instituição de apoio a idosos do concelho de Pinhel, surgiram alguns casos de doentes e funcionários infetados pelo coronavírus.

Neste momento, segundo o presidente da direção, "está tudo regulado e está tudo a funcionar normalmente".

"Genericamente, estão todos bem. Neste momento, estão uns curados e outros em situação de estabilidade. E alguns casos que tinham dado positivo, já deram negativo nos testes", acrescentou, sublinhando que a instituição mantém "a disciplina própria que a situação" exige.

Os funcionários têm equipamentos de proteção individual e os utentes que têm sintomas da doença covid-19 estão em áreas de isolamento.

O responsável agradece às autoridades que apoiaram a instituição, como a ULS/Guarda, o delegado de Saúde da Guarda, médicos e profissionais de saúde, o município de Pinhel, o Núcleo Distrital de Segurança Social e a Cruz Vermelha, tendo esta última entidade disponibilizado cinco voluntários para ajudar nas tarefas diárias.

O padre António Carlos Gonçalves faz uma "homenagem pública de profissionalismo e de excelência" à diretora técnica e funcionárias, aos familiares, "que foram compreensivos com a situação e aos idosos que foram resilientes" e, também, "à gente anónima e àqueles que ofereceram a sua oração pela instituição".

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.