FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

Com apenas duas alterações no onze em relação à equipa que iniciou o clássico com o Sporting, o FC Porto demorou até conseguir desmontar a organização defensiva do Chaves e a verdade é que só o fez de bola parada. Numa cobrança magistral de um livre direto à entrada da área flaviense, Francisco Conceição não deu a menor hipótese de defesa a Rodrigo Moura e abriu o ativo em Trás-os-Montes em grande estilo (27m). No minuto seguinte, Junior Pius viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho e deixou os anfitriões em inferioridade numérica (28m).

Já perto do intervalo, João Mendes poderia ter elevado para 2-0 com um belo remate em pleno coração da área do Chaves, mas o VAR descortinou uma posição irregular do lateral esquerdo no início da jogada (42m). Não foi à primeira, foi à segunda: após uma recuperação de bola em zona adiantada, Pepê libertou em Mehdi Taremi e este tocou de calcanhar para Evanilson, que não perdoou na cara de Rodrigo Moura no jogo número 150 de Dragão ao peito (45m+1). Um excelente desenho ofensivo dos Dragões a dar maior conforto à vantagem pouco antes de José Bessa apitar para o intervalo.

O primeiro lance de perigo da etapa complementar pertenceu ao Chaves, mas o cabeceamento de Héctor Hernández saiu ligeiramente por cima (50m). Na resposta, Francisco Conceição cruzou com conta, peso e medida, mas Pepê também não conseguiu faturar e ficou a escassos centímetros de o fazer (52m). Com controlo absoluto do jogo, o FC Porto não deixou de procurar mais golos e, numa das várias investidas dos Dragões, Pepê foi derrubado na área flaviense e José Bessa não hesitou em apontar para a marca dos 11 metros. Chamado a cobrar o castigo máximo, Mehdi Taremi não vacilou e assinou o 3-0 final em Trás-os-Montes (73m), onde Sérgio Conceição promoveu mais uma estreia na equipa principal do FC Porto: Gonçalo Sousa.

+ notícias: Desporto

Direção do FC Porto emite comunicado sobre multa da UEFA

A Direção do FC Porto, através do website do clube, emitiu este sábado um comunicado sobre a multa da UEFA.

FC Porto: Salto para a eternidade

O FC Porto venceu a Liga Europa em Dublin há 13 anos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.