Covid-19: Holanda encerra época sem campeão, promoções ou descidas de divisão

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Haia, 24 abr 2020 (Lusa) - A edição 2019/20 do campeonato holandês foi oficialmente encerrada, devido à pandemia de covid-19, não tendo sido atribuído o título de campeão, subidas e descidas, anunciou hoje a Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB) em comunicado.

Após uma reunião com os 34 clubes da I e II ligas dos Países Baixos, foi decidido terminar os dois primeiros escalões, pelo que este é o primeiro país europeu a concluir oficialmente a época. No início deste mês, a Bélgica manifestou a intenção de encerrar o campeonato, mas acabou por voltar atrás na decisão.

Ajax e AZ, ambos com 56 pontos, dividiam a liderança da 'Eredivisie', quando a competição foi suspensa, no mês passado, estavam decorridas 26 jornadas. Contudo, a formação de Amesterdão tinha vantagem na diferença de golos sobre o conjunto de Alkmaar, o primeiro critério de desempate na competição.

Por outro lado, o RKC Waalwijk, último classificado, manter-se-á no primeiro escalão, tal como ADO Den Haag e Fortuna Sittard, que ocupavam o penúltimo e o antepenúltimo lugares, respetivamente, em zona de 'play-off' de despromoção.

Na reunião de hoje, foram igualmente atribuídas as vagas para as competições europeias da próxima temporada, com base na classificação à data da interrupção.

Assim sendo, o Ajax, primeiro colocado, entrará diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21, enquanto o AZ Alkmaar, segundo, terá de disputar a pré-eliminatória da prova 'milionária'.

Feyenoord, terceiro classificado, PSV, quarto, e Willem II, quinto, vão disputar as pré-eliminatórias da Liga Europa.

O Utrecht, que iria disputar a final da Taça dos Países Baixos - também cancelada - diante do Feyenoord, acabou por ser prejudicado com esta decisão, uma vez que ainda poderia entrar na Liga Europa, caso vencesse o troféu, além de ser sexto colocado, a três pontos do Willem II e com menos um jogo.

Na terça-feira, a Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB) já tinha anunciado a intenção de cancelar o campeonato principal, depois de o governo dos Países Baixos ter prolongado a proibição de eventos públicos, incluindo jogos de futebol à porta fechada, até 01 setembro, devido à pandemia de covid-19.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.