Covid-19: Hino do Judas de Tondela cantado às janelas no sábado

| País
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 07 abr 2020 (Lusa) - O espetáculo de Queima e Rebentamento do Judas de Tondela vai este ano, devido à covid-19, ser substituído por um hino cantado às janelas, varandas e quintais, às 23:30 de sábado.

Como este ano "não há Judas para ninguém, pois mal maior se levanta", a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) decidiu evocar as memórias daquele que é o seu espetáculo multidisciplinar anual de maior dimensão pública.

A Queima e Rebentamento do Judas de Tondela já teve 24 edições, que contaram com mais de 200 atores, músicos, bailarinos e uma audiência superior a cinco mil espetadores.

Este ano, devido à covid-19, está a ser promovido o evento "Não Judas ACERT", através de uma página do Facebook, na qual é lançado o desafio "O que é para ti o Judas".

"Queremos que este desafio motive a nossa imaginação e sonho e nos leve a publicar imagens, textos, vídeos, memórias e maluqueiras que representem gestos de cumplicidade partilhados", refere a ACERT.

Depois, no sábado, à hora a que habitualmente começaria o espetáculo de rua, haverá "um cantar coletivo do hino do Judas nas janelas, varandas e quintais pela comunidade do concelho de Tondela e nas várias localidades do país onde vivem pessoas que participaram ou assistiram aos anteriores espetáculos".

Segundo a ACERT, cada um, em sua casa, cantará o hino do Judas "Malha Suprema", fazendo dele "um hino à vida e um gesto solidário que vai manter aceso o desejo de um mundo melhor".

"É por demais evidente que o tormento que todos vivemos impede, e com merecida razão, que o Judas aconteça. Ele é local de encontro, de proximidade e de partilha afetiva emotiva. O Judas é encontro de celebração", justifica.

No seu entender, "qualquer imitação desvirtuaria a sua matriz" e "qualquer quebra de procedimentos da segurança exigida seria um desrespeito vergonhoso".

Em meados de março, a ACERT anunciou a suspensão de toda a sua atividade pública, da programação do Novo Ciclo e da digressão do Trigo Limpo e o encerramento ao público das suas instalações.

Um dos eventos da ACERT que mais pessoas envolve, quer em termos de organização, quer de público, é a Queima e Rebentamento do Judas.

Num ano normal, nesta semana estaria a decorrer a Fábrica da Queima, com a participação de mais de 200 voluntários e artistas de várias áreas em oficinas de cenografia, música, interpretação e movimento.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.