Covid-19: Câmara de Cinfães dá apoio complementar a empresas do concelho

Covid-19: Câmara de Cinfães dá apoio complementar a empresas do concelho
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães disse esta terça-feira à agência Lusa que, independentemente dos apoios do Governo, a autarquia vai complementar o apoio aos empresários do concelho para garantir uma recuperação “mais rápida” da atividade laboral.

“A nossa Câmara tem saldo de gerência positivo de mais de meio milhão de euros de 2019 para 2020 e queremos, porque é o mais importante de tudo, manter a dinâmica económica e o crescimento do emprego e da economia no nosso concelho. E não iremos regatear esforços nessa matéria”, assegurou Armando Mourisco.

À agência Lusa, o autarca explicou que estas ajudas “são, obviamente, a fundo perdido, porque mesmo os empréstimos sem juros não são interessantes para as pequenas e microempresas”, e que este é um apoio possível também por causa do cancelamento de algumas atividades marcadas para 2020.

“Iríamos gastar algum dinheiro nessas atividades canceladas, que eram muito importantes para o concelho, e, por isso, canalizaremos esse dinheiro para as nossas empresas e famílias”, acrescentou o autarca, que esclareceu que “são apoios que acumulam com os do Governo”, apesar de não querer ainda dizer de que forma vão ser feitos.

Até porque tudo vai “depender das necessidades das empresas” e, no campo das hipóteses, e “sem qualquer comprometimento”, estes apoios podem “passar por pagar rendas enquanto estiverem paradas, água, luz, segurança social dos trabalhadores, pagar ordenados ou acumular” tudo.

“Há aqui uma vontade grande de retomar rapidamente a economia, de ajudar as empresas e pequenas empresas, sobretudo, que é também o grande tecido empresarial do nosso concelho. Muitas delas são fruto da criação do próprio posto de trabalho e que criaram mais dois ou três empregos, às vezes são empresas familiares, e precisam de ajuda a fundo perdido”, explicou.

Para já, está na página oficial da autarquia na internet um formulário para os empresários preencherem para que o município “possa fazer uma avaliação daquilo que é a atividade económica hoje das empresas do concelho, ou seja, saber qual é o impacto negativo” desta pandemia.

“Quero perceber muito bem qual é o ponto global do concelho para que depois possa apresentar um conjunto de medidas de maneira a que a retoma económica do concelho, a nossa atividade local, o nosso tecido empresarial e a criação de emprego, possa ser o mais rápida possível”, justificou.

Neste sentido, o formulário que está a ser divulgado nas redes sociais, “para chegar ao máximo de empresários possíveis”, vai ficar disponível por tempo indeterminado, mas com a promessa de, “dentro de 15 dias, ver se já é possível fazer uma avaliação”.

“Criámos o gabinete de apoio aos nossos empresários para dar nota das linhas de apoio do Governo nas várias vertentes, porque queremos aproveitar todos os recursos que estão ao dispor das empresas e dos trabalhadores, para lhes podermos dar mais liquidez”, explicou.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.