Covid-19: Governo autoriza mais duas empresas a laborar durante o cerco de Ovar

Covid-19: Governo autoriza mais duas empresas a laborar durante o cerco de Ovar
| País
Porto Canal com Lusa

O Governo atribui esta terça-feira caráter de exceção a mais duas empresas de Ovar, que também ficam autorizadas a laborar durante o cerco sanitário com controlos fronteiriço que vigora no concelho até 17 de abril, devido à covid-19.

Em causa estão a Elastictek - Indústria de Plásticos S.A. e a Exporplás - Indústria de Exportação de Plásticos S.A, duas unidades em Ovar, no distrito de Aveiro, que, segundo o Despacho N.º 4235-C/2020 publicado hoje em Diário da República, podem retomar a laboração pela sua "importância no funcionamento da vida coletiva".

O despacho assinado pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, surge depois de na segunda-feira o Governo tem permitido a atividade de outras oito empresas de Ovar por essas produzirem produtos, acessórios e componentes para as indústrias envolvendo bens de primeira necessidade.

De acordo com a publicação, a Elastictek e a Exporplás “são duas empresas cuja atividade se demonstra essencial no período atual, por se tratarem de produtoras de matérias-primas para a indústria de higiene e sanitária, e para a produção de dispositivos hospitalares; e de fios para a embalagem de produtos agrícolas para alimentação animal, rede para a embalagem de produtos agrícolas alimentares, cordas, fios para relva artificial e fibras de polipropileno, respetivamente".

O documento acrescenta que, no caso específico da Elastictek, "uma parte da sua capacidade produtiva está a ser dedicada a matérias-primas destinadas ao fabrico de equipamentos de proteção individual, nomeadamente máscaras, batas cirúrgicas, toucas, manguitos e outros dispositivos médicos".

A decisão hoje publicada em Diário da República é complementada pelo Despacho N.º 4148 -A/2020, que determina os termos em que essa laboração se pode verificar.

Entre os requisitos de atividade durante o estado de calamidade pública em Ovar inclui-se: o recurso apenas a trabalhadores residentes no município, o respeito por um nível de ocupação máxima correspondente a 1/3 do número habitual de funcionários no respetivo estabelecimento e a interdição de prestação de trabalho por indivíduos maiores de 60 anos ou sujeitos ao dever especial de cuidado devido a infeção ou suspeita de covid-19.

Outras condições a observar são "o cumprimento das normas e orientações da Direção-Geral da Saúde em vigor para o respetivo ramo de atividade" e o "cumprimento das regras de proteção individual dos trabalhadores, nomeadamente no que respeita ao distanciamento social no local e ao uso de equipamentos de proteção individual".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 250 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 11.730 infeções confirmadas. Desse universo de doentes, 311 morreram, 1.099 estão internados em hospitais e 140 recuperaram.

A 17 de março, o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar, que a partir do dia seguinte ficou sujeito a cerco sanitário com controlo de fronteiras e suspensão de toda a atividade empresarial não afeta a bens de primeira necessidade. A medida foi entretanto prolongada até 17 de abril.

O país está desde as 00:00 de 19 de março em estado de emergência, o que vigora até às 23:59 do dia 17 de abril. A medida proíbe toda a população de circular fora do seu concelho de residência entre 9 e 13 de abril, para desincentivar viagens no período da Páscoa.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.