Covid-19: Companhia Encerrado para Obras diz estar "à beira da rutura" financeira

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 21 mar 2020 (Lusa) - A Encerrado para Obras, estrutura ligada à produção teatral e musical fundada há 25 anos em Coimbra e atualmente com sede em Leiria, está "à beira da rutura" em consequência do adiamento de espetáculos devido à pandemia de covid-19.

David Cruz, fundador e um dos dois elementos residentes da companhia, admite à agência Lusa que "a situação é crítica", depois de vários adiamentos de espetáculos previstos em Ílhavo, Viseu e Mação.

"Estamos à beira da rutura. Perdemos de um momento para o outro 2.400 euros que eram o nosso sustento para um mês, mês e meio", diz, admitindo compreender a atitude das entidades.

"Todos fomos apanhados de surpresa por isto, estamos todos no mesmo barco".

A Encerrado para Obras apura através dos espetáculos "85% da receita", daí que o futuro seja imprevisível.

Segundo o músico e ator, a companhia tem "uma pequena reserva para aguentar dois meses".

"Depois disso, temos de fechar a porta, deixar a casa onde estamos", no lugar de Figueiras, na freguesia de Milagres, no concelho de Leiria, e "voltar para casa dos pais".

"É óbvio que não é o que queremos fazer. Mas esta é uma situação que afeta muitos outros artistas nesta situação em Portugal. Há muitas pessoas e muitas famílias que dependem desta atividade e neste momento não o podem fazer", lembra David Cruz, esperando que o Governo se lembre das companhias que não são subsidiadas.

"Somos uma companhia independente que não vive dos subsídios. Esperemos que o Governo olhe urgentemente para esta situação e faça como na Alemanha, onde a ministra da Cultura já veio a público prometer assistência financeira aos artistas afetados pelos cancelamentos", defende.

Para continuar a atividade, a Encerrado para Obras vai fazer espetáculos 'online', a partir do Facebook, arrancando hoje à tarde com "Da Cruz One Man Band".

Portugal elevou hoje para 12 o número de mortes associadas ao vírus da covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), que regista 1.280 casos confirmados de infeção.

Estão confirmadas quatro mortes na região Norte, quatro na região Centro, três na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve, precisa o boletim epidemiológico divulgado hoje, com dados referentes até às 24:00 de sexta-feira.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira.

 

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.