Covid-19: Lusodescendentes pedem cautela máxima nas deslocações para evitar contágio

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar 2020 (Lusa) -- A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) apelou hoje aos descendentes de portugueses que evitem ao máximo deslocar-se a Portugal para evitar a disseminação da covid-19.

Numa nota, a AILD lamentou as vítimas da pandemia e fez "um apelo a todos os portugueses, a residir no território nacional e fora do país, e a todos os lusodescendentes, para que cumpram escrupulosamente os procedimentos e recomendações das autoridades de saúde".

"Queremos ainda fazer um apelo a todos os nossos emigrantes e lusodescendentes para terem o máximo de cuidados aquando das deslocações que realizarem para Portugal, pois estas potenciam cadeias de contágio difíceis de controlar. Se possível, adiem esse momento", acrescentou a associação, destacando a necessidade de "travar a contaminação, quebrar as cadeias de contágio e evitar que o SNS [Serviço Nacional de Saúde] entre em colapso".

Caso não seja possível adiar as viagens a Portugal, é aconselhado "um período de isolamento profilático".

A AILD considera que os efeitos da pandemia também vão refletir-se na economia e que "Portugal, sem suporte económico estrutural, irá ter um enorme impacto em termos económicos, financeiros e sociais, nomeadamente no turismo, nas empresas, nas exportações, no orçamento e no poder de compra das famílias e na instabilidade social causada".

"Esta é uma luta não só pela sobrevivência da saúde, mas também da sociedade em geral e, portanto, é preciso reduzir ao máximo o tempo de duração desta batalha, que dependerá, sobretudo, da contenção para reduzir prazos, numa luta que não é apenas da responsabilidade do Estado, mas que tem de ser coletiva", sublinhou.

A associação alertou ainda que suspendeu ou adiou todas as ações e iniciativas em curso e planeadas, que irá oportunamente voltar a agendar, "mantendo ativas apenas as que não carecem do contacto presencial".

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.

O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

 

RCS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.