Covid-19: Maioria dos restaurantes em Miranda do Corvo e Lousã opta por fechar

| País
Porto Canal com Lusa

Miranda do Corvo, Coimbra, 20 mar 2020 (Lusa) - A maioria dos restaurantes em Miranda do Corvo e Lousã, no interior do distrito de Coimbra, optaram por fechar, por prevenção face à pandemia da covid-19 e por não haver procura para o 'take away' nestas vilas.

Em Miranda do Corvo, Filipe Barbosa acredita ser o único que resiste a fechar as portas por completo. Tem um restaurante e um assador de leitões naquela vila e outro estabelecimento na Lousã.

Apesar de ainda não ter fechado e de hoje estar a funcionar apenas a partir de regime de 'take away', o cenário não é animador, contou à agência Lusa o proprietário do Barbosa dos Leitões, referindo que sentiu "uma quebra de 80%" na procura.

"Temos tido muito pouca gente. As pessoas recolheram-se dentro de casa", notou, referindo que hoje serviu dez ou doze refeições, quando o normal seria pelo menos 60 ao almoço.

Já Fausto Parreirinha, do restaurante Parreirinha, em Miranda do Corvo, decidiu fechar o estabelecimento há oito dias.

"Estar a trabalhar para servir dez pessoas? O que é que estaria a fazer no restaurante a servir dez pessoas?", questionou, referindo que agora resta "esperar que a situação se resolva".

Lesya Koval, com dois restaurantes em Miranda do Corvo, fechou um dos estabelecimentos na sexta-feira e outro no domingo.

"Se as pessoas compraram tantas toneladas de enlatados e carnes haverá alguém que hoje em dia vai optar por 'take away'? Se vivesse em Miranda do Corvo ia arriscar a sair de casa para ir buscar uma dose de febras grelhadas?", pergunta a proprietária.

No entanto, Lesya Koval sublinha que, apesar de uma quebra muito grande que sentiu na procura antes de fechar, decidiu encerrar os restaurantes "por motivos de prevenção, pelos clientes, pela família e pelo futuro", considerando que o próprio Governo devia ter tomado essa opção.

"Eu poderia estar aberta com 'take away', mas acho que não havia confiança para estar ali a trabalhar e depois voltar para casa. Nada paga a nossa saúde", disse à agência Lusa a proprietária do restaurante Zé Padeiro, em Miranda do Corvo, Patrícia Dias.

Se em Miranda do Corvo a grande maioria dos restaurantes estavam fechados, no concelho vizinho da Lousã o cenário era idêntico, multiplicando-se os papéis nas portas, com uma explicação do encerramento aos clientes.

"Uma vez que está a aumentar o número de casos positivos de covid-19 e que o nosso trabalho exige contacto diário com um grande número de pessoas, para minimizar o risco de segurança de todos nós, vamos encerrar", explica um restaurante chinês da Lousã.

Um dos poucos estabelecimentos abertos na vila é uma churrasqueira, que já fazia 'take away'.

Hoje, terão assegurado umas 15 refeições no regime de 'take away', quando o normal seria mais de 60 ou 70 entre clientes no restaurante e naquele serviço, contou o proprietário, José Simões.

"Vou esperar até ao fim de semana para ver se melhora, mas está muito fraco. Se continuar assim, fecho", vincou.

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.