Covid-19: Lisboa suspende recolha porta a porta de papel e plástico

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 mar 2020 (Lusa) - A recolha porta a porta de papel e plástico vai ser suspensa em Lisboa, passando apenas a ser recolhidos os resíduos indiferenciados três vezes por semana, mas irá manter-se a recolha seletiva nos ecopontos de superfície e subterrâneos.

Em comunicado divulgado hoje, a Câmara Municipal de Lisboa refere que está igualmente suspensa a recolha seletiva porta a porta de vidro a entidades comerciais.

As suspensões começam a ser implementadas já hoje.

Estas medidas, à semelhança de outras que a autarquia tem vindo a implementar para assegurar a regular recolha de resíduos na cidade, "visam garantir a proteção da saúde pública e dos trabalhadores envolvidos nas operações de recolha e tratamento de resíduos e, em simultâneo, controlar os fatores de disseminação da doença e contágio por covid-19", lê-se na nota.

Assim, recorda a autarquia, todos os serviços de recolha a pedido através do atendimento do município, nomeadamente, objetos volumosos, resíduos de construção e demolição e resíduos de jardins estão também suspensos.

Os Parques de Apoio à Higiene Urbana (entrega de resíduos volumosos ou resíduos específicos) estão encerrados ao público.

Contudo, mantém-se a recolha seletiva porta a porta de biorresíduos (resíduos alimentares e similares) nas entidades comerciais e no projeto piloto doméstico na Alta de Lisboa.

O município adianta ainda que todas as medidas têm sido implementadas de acordo com as orientações das entidades competentes, nomeadamente Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral da Saúde e Entidade Reguladora dos Serviços da Água e Resíduos, e seguem as diretrizes que estão a ser tomadas em cidades como Amesterdão, Paris, Los Angeles e Roterdão, "com quem os serviços de higiene urbana de Lisboa têm mantido contactos nas últimas semanas".

Na nota, a Câmara de Lisboa reitera que as famílias que tenham pessoas infetadas com o coronavírus que provoca a doença da covid-19 (ou com essa suspeita) devem colocar os seus resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até dois terços da sua capacidade.

"Os sacos, devidamente fechados, devem ser colocados dentro de um segundo saco, também devidamente fechado, e depositados no contentor de resíduos indiferenciados. As máscaras e luvas também devem ser colocadas sempre no contentor do lixo indiferenciado", é referido.

A autarquia apela ainda aos munícipes para não abandonarem lixo na rua e o depositarem nos contentores adequados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, depois de a Assembleia da República ter aprovado na quarta-feira o decreto que lhe foi submetido pelo Presidente da República, com o objetivo de combater a pandemia de covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 02 de abril.

               

VAM // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.