Draghi garante que BCE fará tudo para evitar deflação

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 25 mar (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) fará tudo para evitar a deflação na zona euro, afirmou hoje Mario Draghi, presidente do BCE.

"Se surgirem riscos, estamos prontos para tomar medidas adicionais de política monetária que garantam que o nosso mandato é cumprido", afirmou Draghi numa conferência em Paris.

"Por outras palavras, faremos o que for necessário para garantir a estabilidade dos preços", acrescentou.

O BCE define a estabilidade dos preços com uma inflação próxima de 2%, mas na zona euro a inflação é atualmente de 0,8%, o que tem suscitado preocupação com o risco de deflação.

Para evitar esse perigo, o BCE cortou a sua taxa de juro de referência para o mínimo histórico de 0,25% e o banco central considera que isso será suficiente para manter a inflação próxima da meta desejada.

De acordo com as previsões mais recentes, o BCE espera uma inflação de 1% em 2014, de 1,3% em 2015 e de 1,5 em 2016.

EO // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.