Covid-19: Município de Gouveia reduz valor da fatura da água, saneamento e resíduos

| País
Porto Canal com Lusa

Gouveia, Guarda, 17 mar 2020 (Lusa) - O município de Gouveia, no distrito da Guarda, anunciou hoje que decidiu reduzir o valor da próxima fatura da água, saneamento e resíduos a pagar pelos munícipes e empresas, em resultado da pandemia causada pela Covid-19.

A autarquia presidida por Luís Tadeu refere em comunicado publicado na sua página oficial da internet que a medida foi tomada devido aos reflexos da pandemia "para a saúde pública e também para a economia".

O município de Gouveia, na Serra da Estrela, enquanto "município familiarmente responsável e parceiro dos empresários e das empresas do concelho", deliberou por uma "redução em 50% da fatura da água, saneamento e resíduos para todos os munícipes e empresas do concelho".

Foi ainda decidido aplicar uma "redução em 100% da fatura da água, saneamento e resíduos para os 'consumidores protegidos', compreendendo-se como tal as pessoas singulares e reformados, que aufiram um rendimento mensal igual ou inferior ao salário mínimo nacional, e jovens com idade até 25 anos, nos termos do Regulamento Municipal de Taxas, Tarifas e outras receitas do Município de Gouveia".

"Com esta redução, pretendemos incentivar todos os munícipes a adotar, ainda com maior frequência, os cuidados de higiene pessoal, que se revelam essenciais ao combate ao Covid-19, como a lavagem frequentemente das mãos, cara e corpo em geral", justifica a autarquia.

Com a decisão, o mesmo município também pretende apoiar os munícipes e as empresas locais "perante as dificuldades financeiras, que se preveem decorrer do abrandamento da atividade económica no concelho e no país".

Na nota, a Câmara Municipal de Gouveia apela ainda "ao empenho de todos" na "cruzada contra o vírus Covid-19" e relembra que "gestos tão simples como lavar bem as mãos, a cara e o corpo, são essenciais para travar a propagação deste vírus e das consequências do mesmo para a saúde".

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais 67 mil infetados e pelo menos 2.684 mortos.

A Itália com 2.158 mortos registados até segunda-feira (em 27.980 casos), a Espanha com 491 mortos (11.191 casos) e a França com 148 mortos (6.663 casos) são os países mais afetados na Europa.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.