Covid-19: Cantanhede cria equipa para fazer chegar bens de primeira necessidade a idosos

| País
Porto Canal com Lusa

Cantanhede, Coimbra, 17 mar 2020 (Lusa) - O município de Cantanhede, no distrito de Coimbra, anunciou hoje a criação de uma equipa de intervenção para assegurar a entrega ao domicílio de medicamentos, alimentos e outros produtos de primeira necessidade a idosos sem suporte familiar.

A Equipa de Intervenção em Situações de Exceção (EISE), que funciona no âmbito do serviço municipal de Ação Social, pretende manter a população mais idosa "em recolhimento e evitar a sua exposição a situações potenciadoras de contágio por coronavírus", refere, em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia de Cantanhede.

A nota acrescenta que os técnicos mobilizados para a EISE "estão a fazer o levantamento das pessoas nessas circunstâncias", em articulação com os presidentes de junta de freguesia, enfermeiros dos postos de enfermagem, funcionários de instituições particulares de solidariedade social e outras entidades, "que, de algum modo, possam ter conhecimento de pessoas a necessitar deste tipo de apoio".

Esta operação, coordenada pela vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, comporta uma "avaliação da necessidade de ajuda dos idosos sinalizados".

Estes são depois contactados por técnicos dos serviços de Ação Social, "que assegurarão o transporte dos produtos de que precisam, para satisfação de necessidades básicas ao nível da alimentação, higiene e saúde", explica o município.

Quanto aos medicamentos, podem ocorrer duas situações: Se já existir prescrição médica, a resposta passa pelo contacto com a farmácia onde [os idosos] habitualmente adquirem os remédios; se a prescrição médica não existir, o elemento da EISE contacta o médico de família do idoso.

Na alimentação e produtos de higiene, "a equipa cuida do transporte sempre que necessário" e, caso exista algum destinatário "em situação de carência económica e sem meios para suportar a sua aquisição", o município fará um pedido de antecipação do fornecimento desses bens ao Banco de Recursos Colmeia, "para lhe poder ser dada resposta imediata a esse nível".

A esse propósito, o comunicado indica que foi acionado um reforço dessa resposta social criada pelo Município de Cantanhede, "através da antecipação da compra de bens prevista para abril, de acordo com a verba mensal estipulada para esse efeito".

Na nota, a autarquia de Cantanhede anuncia ainda o encerramento dos seus balcões de atendimento presencial - que, no entanto, continuarão a funcionar por telefone ou meios digitais - "tendo em vista o reforço os mecanismos de prevenção do surto de coronavírus".

"O objetivo é limitar ao mínimo possível as situações que possam favorecer a ocorrência de contaminação e impedir propagação do surto epidemiológico", argumenta o município.

Acrescenta que esse encerramento, à semelhança do fecho das feiras e mercados, da suspensão de eventos e interdição de equipamentos e instalações municipais, que já tinha sido decidida anteriormente, será reavaliado no final do mês.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

 Dos casos confirmados, 242 estão a recuperar em casa e 206 estão internados, 17 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 4.030 casos suspeitos até hoje, dos quais 323 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.