Covid-19: Bahrain e Vietname com grandes prémios de Fórmula 1 adiados

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 13 mar 2020 (Lusa) -- Os grandes prémios de Fórmula 1 do Bahrain e do Vietname, previstos para 22 de março e 05 de abril, respetivamente, foram adiados, sem nova data marcada, devido à pandemia do novo coronavírus Covid-19.

Um cenário que deixa em suspenso as quatro primeiras corridas do Mundial de Fórmula 1, depois de já ter sido cancelado o Grande Premio da Austrália, cujos treinos teriam início hoje e a corrida seria no domingo.

"Depois da confirmação de que um membro da equipa McLaren Racing Team deu positivo a Covid-19 e a decisão de a equipa se retirar do GP da Austrália, a FIA e a Fórmula 1 convocaram uma reunião com os restantes nove diretores de equipa na quinta-feira à noite. Estas discussões terminaram com uma opinião maioritária das equipas de que a corrida não deveria se realizar. A FIA e a Fórmula 1, com o total apoio da Australian Grand Prix Corporation, tomaram a decisão de cancelar toda a atividade de F1 para o GP da Austrália", comunicou na quinta-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

A quarta prova suspensa é o Grande Prémio da China, que estava agendado para 19 de abril.

"A Fórmula 1 e a FIA continuam a trabalhar, em estreita colaboração com os promotores no Bahrain e no Vietname, com as autoridades locais no seguimento da situação, para estudar a viabilidade de outras datas para cada um dos grandes prémios, se a situação melhorar", referem os dois organismos, em relação às segunda e terceira provas do Mundial.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

RPM (AGYR) // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.